TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Gestação Durante o Desenvolvimento Infantil

Por:   •  22/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

Geissi Roque Rodovalho

Isabela Vieira Pereira Santos

Millena de Souza Silva

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

Entrevista-Gestante

Patos de Minas

2018

1-INTRODUÇÃO

              Todo ser humano possui uma pré história , que se dá inicio no útero em que o mesmo é gerado. Durante o desenvolvimento infantil vários aspectos da historia da criança devem ser investigados para que haja um melhor estudo a cerca da mente em questão ,por isso é de extrema importância que exista uma investigação elaborada a cerca da pré história da criança, ou seja, durante o período de gestação do indivíduo.

Essa investigação deve ser feita através de uma entrevista com a mãe da criança que deve ter como foco o desenvolvimento emocional da gravida, do pai ,dos familiares e outros aspectos que fazem parte desse momento da vida da mulher. Além disso, é necessário que haja a abordagem de outros assuntos sejam relevantes para o desenvolvimento do feto como por exemplo saber se está tendo o acompanhamento medico necessário , como se dá a relação do feto com os pais e investigar o possível uso de substancias toxicas pela grávida.

Dessa maneira, conclui-se que o psicológico da mãe durante o período da gestação está diretamente ligado as emoções do feto que são geradas desde os  momentos da vida intra-ulterina. A importância da gestação pode ser comprovada pela influencia das experiências tidas pela mãe da criança durante os nove meses ,uma vez que, tudo aquilo que é vivido durante esses meses é sentido e passado para o bebê. Logo, torna-se evidente que todas situações passadas durante a gestação farão parte de todo processo evolutivo da criança.

2-DESENVOLVIMENTO

Segundo o estudo realizado por Andreia dos Santos e Cristina Vilela de Carvalho a gravidez na adolescência é algo que pode ser explicado por razões psicológicas. Por intermédio de investigações científicas ,foi observado que as adolescentes  investigadas nesse estudo possuíam diversas questões psicológicas não resolvidas  que  produziram o desejo inconsciente pela maternidade. Além disso, as adolescentes em questão não haviam tido a orientação sexual necessária e não possuíam expectativas concretas para o futuro delas e do bebê.

Diferentemente das adolescentes entrevistadas no artigo estudado ,a adolescente que entrevistamos nesse trabalho acadêmico possuía orientação sexual necessária haja vista que ela utilizava métodos contraceptivos e estava ciente da possibilidade de uma gravidez por ter uma vida sexual ativa. Ademais, deve-se considerar o fato de que a jovem entrevistada por nós possui expectativas objetivas para ela e o bebê dela ,uma vez que , a mesma já escolheu como irá criar seu filho seguindo o modelo de educação que lhe foi ensinado por seus pais.  

A gravida que entrevistamos ,além de possuir uma idade fisiológica maior que as gravidas entrevistadas no artigo possuiu uma educação rigorosa e presente dos pais , está cursando o ensino superior ,possui estabilidade emocional e financeira (a mesma trabalha como caixa). A partir desses fatos ,nota-se que a adolescente entrevistada por nós possuiu orientação sexual  ,teve ambos os pais presentes e não presenciou situações traumáticas durante seus 18 anos. Em contrapartida as gravidas observadas no artigo estavam cursando o ensino médio, nenhuma delas faziam o uso de métodos contraceptivo o que é característica de uma orientação sexual inexistente e quando questionadas sobre o estudo e o futuro delas duas responderam que não sabiam se voltariam a estudar e uma apenas levantou o desejo por outro filho.

Portanto, conclui-se que a maioria das adolescentes que engravidam não possui a preparação psicológica necessária e nem tão pouco a orientação sexual adequada. Durante o desenvolvimento desse trabalho observamos uma adolescente diferenciada das adolescentes estudadas no artigo “Gravidez na adolescência: um estudo exploratório” ,por isso percebemos a importância que a família e o meio social da gravida influenciam na gestação da mesma.

3- CONSIDERAÇÕES PESSOAS DE CADA COMPONENTE DO GRUPO

De acordo com as pesquisas feitas durante esse trabalho considero importante que os adolescentes possuam uma educação sexual adequada. Durante a gestação ,é preciso que a grávida faça acompanhamento necessário e cuide de aspectos físicos e emocionais, levando em consideração que isso afeta o desenvolvimento da criança. Considero importante também o apoio e o acompanhamento de pessoas próximas a gestante, tendo em vista que nesse momento decisões importantes precisam ser tomadas sobre a educação e o cuidado do bebê. -Geissi Roque

A partir da proposta que nos foi dada para esse trabalho acadêmico pude conhecer melhor sobre o processo de gestação e sua ligação com o desenvolvimento infantil  através da  prática, o que foi bastante gratificante, pois durante o primeiro ano que estou cursando psicologia não haviam sido passado muitas práticas. Ao realizar a entrevista com a gestante percebi que a nossa postura diante das pessoas devem ser o mais humana possível para que não haja palavras mal entendidas que possam gerar algum desconforto em quem está sendo entrevistada. Durante o trabalho percebi que existiam muitas coisas que são importantes e antes eu não sabia ,como a relação mãe e feto ,o fato de que o bebe já na barriga da mãe tem consciência de todas situações que a mesma passa durante a gestação e a importância que a família tem durante a gestação. Além disso, quando estudamos o artigo utilizado no desenvolvimento do trabalho pude compreender melhor a relação psicológica existente antes da concepção do feto e os possíveis motivos que possam levar uma adolescente a ficar grávida. -Isabela Vieira

 Concluí que através desse trabalho pude observar que durante a gestação é necessário um acompanhamento para as grávidas pois há diversos problemas que são transmitidos da mãe  para o feto, principalmente os estados emocionais que prejudicam do inicio ao fim da gestação, quando foi feita e entrevista com a gestante observei o quanto é importante a orientação sexual de pais para filho, pois a nossa entrevistada está totalmente amparada pelos pais e isto ajuda muito na formação do bebe, pois tudo que a mãe passa no momento da gestação transmite para o feto, já o artigo que lemos as grávidas estavam totalmente sem nenhuma preparação e isso mostra a importância de uma orientação. -Millena de Souza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com