TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intervenção da Psicologia em Crianças Vítimas de Abuso Sexual

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  9.248 Palavras (37 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 37

DAPHINE MEROLA HEIZER AZEVEDO

A INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA E DA  PSICOPEDAGOGIA EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL

Rio de Janeiro

Janeiro

2020

DAPHINE MEROLA HEIZER AZEVEDO

A INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA E DA PSICOPEDAGOGIA EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL

Artigo científico apresentado ao Curso de Graduação da Fiar, como requisito parcial para obtenção do Diploma em Psicopedagogia institucional e clínica.

 Prof.Orientador:Esp. Adival José Reinert Junior

Rio de Janeiro

Janeiro

2020

DAPHINE MEROLA HEIZER AZEVEDO

A INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA E DA PSICOPEDAGOGIA  EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Psicologia.

Rio de Janeiro

Janeiro

2020

DAPHINE MEROLA HEZER AZEVEDO

A Intervenção da Psicopedagogia em Crianças Vítimas de Abuso Sexual.

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós graduação de Psicopedagogia Institucional e Clínica da FIAR, como requisito parcial para obtenção do Diploma em Pós graduação de Psicopedagogia Institucional e Clínica

__________________________________

__________________________________

RIO DE JANEIRO

JANEIRO

2020

TÍTULO:A Intervenção da Psicopedagogia em Crianças Vítimas de Abuso Sexual.

AUTOR: Daphine Merola Heizer Azevedo

ORIENTADOR: Prof. Esp. Adival José Reinert Junior

RESUMO

Abuso sexual infantil é definido como uma forma de violência que envolve poder, coação e/ou indução. É uma violência que envolve duas desigualdades básicas: de gênero e geração. Sabe-se que o número de crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência sexual, é cada vez maior, tendo como principal agente agressor algum parente ou pessoa próxima ao menor. O abuso sexual está se tornando um problema de saúde pública, em função das frequências de casos e das negativas consequências tanto para a vítima, quanto para a família da mesma (OMS,1999). A intervenção psicológica e psicopedagoga deve ser pautada de acordo com o Código de Ética profissional do fazendo uma leitura do contexto de forma contextualizada, práticas emancipatórias e comprometidas com a transformação da realidade, refletindo e reinventando ações, buscando contribuir para a promoção de saúde e na melhoria da qualidade de vida da criança em situação de risco.

Palavras-chave:Intervenção;Psicologia;Psicopedagogia,Abusosexual;Infância; Intervenções clínicas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO_________________________________________________________5

2.DESENVOLVIMENTO___________________________________________________92.1 Construção dainfância___________________________________________________9

2.2 Conceito de abusosexual________________________________________________11

2.3 Perfil do agressor______________________________________________________14

2.4 Relação intrafamiliar___________________________________________________15

2.5 Práticas do psicólogo com crianças vítimas de abuso sexual____________________16

2.6 Atuação do profissional de Psicologia frente a crianças vítimas de abusosexual_____21

2.7 Pratica do profissional do Psicopedagogia________________________________21  

2.8 Atendimento psicossocial _______________________________________________21

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS______________________________________________26

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_______________________________________28

INTRODUÇÃO

No decorrer da história da humanidade, a negligência contra a criança e adolescente foi um dos pontos marcantes da cultura humana, pois não havia a noção de fragilidade inerente à infância, pouco se discutia sobre o assunto e, consequentemente, não existia uma política de proteção. Azambuja (2004, p. 21), (CAMBI, 1999, p.176). Diante da literatura encontrada sobre essa sociedade, presume-se que os espartanos não distinguiam a infância da fase adulta, desde cedo a criança era tratada como adulto. Contudo o pior era quando esta apresentasse algum defeito físico ou pelo mesmo aparentasse, logo era preparada para a morte precoce.

Segundo Cáceres (1996, p. 68) a sociedade espartana tinha o homem como um guerreiro, este por sua vez era tirado do seio de sua mãe desde a infância, a partir dos 6 anos de idade, para ser treinado para a guerra. Após completar trinta anos de idade voltava para o seu lar, visando constituir uma família.

 Na criação cultural, a criança era vista como um adulto em miniatura, pois os artistas retratavam a concepção da época, vendo-a como um homem em pequenas proporções.

“...sobre uma miniatura otoniana do século XI, o tema é a cena do Evangelho em que Jesus pede que se deixe vir a ele as criancinhas... Ora, o miniaturista agrupou em torno de Jesus oito verdadeiros homens, sem nenhuma das características da infância: eles foram simplesmente reproduzidos numa escala menor.” (ARIÉS, 1981, p. 15)

O autor expõe que a prática de violência contra a criança era tida como normal na antiguidade, pois existe um número muito grande de registros bíblicos e mitológicos sobre infanticídio e fratricídio (AZAMBUJA, 2004, p. 21 , CAMBI, 1999, p.176) .

No Oriente Antigo, em meio a um período de declínio, surge o rei Hamurábi de Babel (1728-1686 a. C) que criou o mais antigo código do mundo, o Código de Hamurábi, o qual tinha como introdução “disciplinar o mal e os maus intencionados e impedir que o forte oprima o fraco”. Esse grande legislador tinha como objetivo primordial a aplicação do direito de forma mais humana. As leis em seu código disponibilizavam especial atenção às viúvas, aos órfãos, aos filhos expostos às sevícias de um pai tirano e às mulheres indefesas. Para uma época em que não havia proteção para a criança exposta a sevícias de seus cuidadores, esse código foi um grande passo em prol da proteção da infância no oriente. CAMBI, 1999, p.176)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.4 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com