TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução de Psicanalise e Freud

Por:   •  2/6/2021  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Disciplina: Teoria Psicanalítica I

Docente: Samuel Oliveira

Discente: Giovanna Fernandes Câmara

Curso: Psicologia               Turno: Matutino               Período: 1º

Compreensão textual: Fundamentos Psicanalíticos (Capítulo 1)

 

    Sigmund Schlomo Freud, austríaco, nasceu no ano de 1856. Deu início a sua formação médica aos 17 anos de idade, em Viena, onde se destacou como um bom aluno e um ótimo estagiário.

    Desde muito cedo Sigmund Freud demonstrou seu interesse pela a investigação, a sua primeira descoberta foi a estrutura gonadal das enguias, e logo mais no campo da fisiologia, com os seus estudos sobre o sistema nervoso de certos peixes. Por seu interesse inicial pelo na gonadal e pelo o sistema nervoso, já era perceptível que Freud tinha um interesse a mais para a sexualidade e do psíquico provindo do sistema nervoso.

    Em 1891, Freud publicou um livro sobre Aphasia, e em 1985 divulgou seus estudos sobre paralisias cerebrais infantis, dessa forma cresceu o conceito de Freud como pesquisador e neurólogo.

    A hipnose já era conhecida cientificamente não apenas para shows em circos e apresentações. Charcot, mestre francês e neurologista, empregava a hipnose para fins científicos, e, despertou um certo interesse em Freud, ele conseguiu um estágio com Charcot, e ali surgiu dois aspectos de grande importância para Freud; o primeiro é a existência da histeria em homens, e a segunda é a observação da dissociação da mente, induzida pela hipnose.

    Freud ficou totalmente encantado com os métodos hipnóticos e buscou mais informações, porém não obteve os resultados esperados, então Freud começou a empregar seus próprios métodos com suas pacientes histerias. Mesmo com inúmeras críticas Freud continuou pesquisando, portanto resolveu experimentar um método chamado “livre associação de ideias”, que se tratada de uma penetração nas áreas mais obscuras do inconsciente.

    Freud criou a psicanálise praticamente sozinho, teve uma enorme participação e descoberta para a psicanálise, e depois de anos isolado, ele criou um grupo com alguns colaboradores para discutir e analisar casos de pacientes, o que mais tarde foi chamado de Sociedade Psicanalítica de Viena. Um pouco depois se reuniram no 1 Congresso de Psicanálise e logo após o 2 congresso.

   Após o segundo congresso ouve a uma desistência de alguns dos integrantes do grupo, de acordo com eles, para a proteger Freud. Porém, logo após foi criado outro chamado de “Círculo dos Sete Anéis” do ”Komitê”. Desde núcleo houve alguns desistentes e alguns continuadores.

    Freud tinha interesse em assuntos que na época era um tabu muito grande, como a sexualidade, e sua curiosidade deixava as pessoas assustadas, desse modo, ele por muitas vezes foi rotulado como “louco” por suas teorias. Mas, suas teorias não são tão “loucas” assim.

Parauapebas/PA, 18 de fevereiro de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com