TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud e a Psicanálise

Seminário: Freud e a Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

UNICEUMA – PSICOLOGIA

HISTÓRICO – TEORIAS

Freud e a Psicanálise: A Força do Inconsciente. “O Corpo é a fonte básica de toda experiência mental”. Interpretação dos Sonhos (1900) – manifestações de conteúdos do inconsciente. Aparelho Psíquico: ID, EGO e SUPEREGO, sendo o ID = Princípio do Prazer, Conteúdos inconscientes, inatos ou adquiridos, que buscam gratificação, não conhece juízo de valor, e a ele não se aplicam as leis lógicas do pensamento. EGO (latim=EU) – psique/mundo exterior, contém elementos conscientes e inconscientes.Princípio da Realidade.Ponte entre Id e Superego. SUPEREGO (Censor do Ego). Princípio da ética e da Moral. Forma ideais, auto-observação.

Jung e o Inconsciente Coletivo e Individual – Psicologia Analítica. Coletivo (memórias da história coletiva); Individual (Memórias de cada indivíduo); Comportamento Humano (herança psicológica + herança biológica). Símbolo : Produto natural, espontâneo que significa sempre mais do que o seu significado imediato e óbvio. Exemplos: Logomarcas, elementos simbólicos, distintivos, quadros, bandeiras,etc.). Gestão de Pessoas – Comportamento pode ser modificado, pois á medida que agimos de determinada maneira ou desempenha-se um papel, o Ego altera-se gradualmente em direção do papel desempenhado. Individualização e relacionamento – Individualização = tornar-se único, homogêneo, singular, incompatível; Gestão de Qualidade Total (cada pessoa em especial – o cliente – é única. Não inclui o isolamento.

Relacionamento = Só descobrimos nossa individualidade quando nos ligamos profunda e emocionalmente com alguém, donde podemos nos comparar e discriminar.

Adler e o Poder – Interesse Social e Cooperação.

Superioridade Orgânica: “ adaptação ao meio ambiente é o aspecto mais fundamental da vida” e a “ luta pela superioridade dirige o ser humano”.

Obstáculos ao Crescimento do individuo: inferioridade orgânica, superproteção e rejeição.

Inferioridade Orgânica: pode ser estimulo para o sucesso.

Visão e Gestão de negócios: pessoas orientam-se por “ ficções determinantes do nosso comportamentos.

Visão Molistica: Jan Smuts- “Os sistemas como um todo frequentemente possuem propriedades que são diferentes daquelas de suas partes; que há um impulso para a organização crescente, para a totalidade, em cada individuo”.

Adler: O corpo apresenta características que cada órgão, isoladamente, não possui e um sentido de integração.

Psicologia: Historia, Teorias e Praticas.(unidade II)

Adler e a Percepção: O conceito de mundo da pessoa determina seu comportamento. Os sentidos não recebem fatos reais, mas apenas uma imagem subjetiva deles, um reflexo do mundo externo.

Oliver Sars: “O mundo não nos é dado: construímos nosso mundo a traves da experiência, classificação, memória e reconhecimento incessantes”.

Frederick Perls: Percepção e Comportamento.

“A noção do organismo como um todo é contral-tanto em relação ao funcionamento intra-organico quanto à participação de organismo em seu meio”.

Tríade Perceptiva: Conscientização com base na visão holística do organismo, ênfase no aqui e agora, e o como sobre o porquê, ou Percepção, Associação de Idéias e Conscientização.

Srinner e o Condicionamento- Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com