TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREUD PSICANÁLISE

Pesquisas Acadêmicas: FREUD PSICANÁLISE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

PSICANÁLISE - A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE

Sigmund Freud (1856-1939), foi um medico vienense que alterou, radicalmente,o modo de pensar a vida psíquica,no esforço de compreender melhor seus pacientes,ele iniciou um difícil processo de auto análise,ele trabalhou com a interpretação de seus próprios sonhos,a investigação sistemática desses problemas levou Freud a criação da Psicanálise.

O que vem a ser psicanálise, um procedimento para investigação de processos mentais, que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos,histéricos.

Ao escutar seus pacientes Freud acreditava que seus problemas se originaram de sentimentos “reprimidos”ou seja aquele sentimentos guardavam só para si ,relegados ao inconsciente, suas angustias sonhos e fantasias\.

A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE

Para Freud o inconsciente é constituído por conteúdos reprimidos, que foi excluído da consciência e que não acessíveis à consciência,ou seja perdido, não é em um permitido lembrar.

PRÉ-CONSCIENTE.- é a parte da mente que pode tornar-se consciente as lembranças que desejamos.

CONSCIENTE- são as informações que recebemos ao mesmo tempo do mundo exterior e interior

Freud, nos meados de 1920 e 1923, remodela a teoria do aparelho psíquico e três componentes básicos da psique: ID,EGO e o SUPEREGO.

Como ele descreveu este sistema de personalidade.

ID – Inconsciente, tudo que não queremos lembrar, pulsão (desejo recalcado)

EGO – É a realidade, percepção, memórias, sentimentos em pensamentos,é o regulador, na medida que não altera o princípio do prazer para buscar a satisfação.

SUPEREGO – Ele e como um juiz sobre os nossos pensamentos, é a moral ,exigências , sociais e culturais, sentimentos de culpa.

FASES PSICOSSEXUAIS DO DESENVOLVIMENTO

Para Freud,no começo de vida ,o prazer já é sentido pelo corpo, por isso tem a função sexual ligada.Eis alguns desenvolvimento psicossexual.

FASE ORAL – zona de erotização é a boca, bebês chupar chupeta, que não tem nenhuma função vital, mas apenas de proporcionar prazer.

FASE FÁLICA – é o órgão sexual,tornam-se consciente das diferenças sexuais, nesta fase é vivida a primeira etapa do Complexo de Édipo.

FASE ANAL- controle fisiológico ligado a percepção.

COMPLEXO DE ÉDIPO- amor direcionado menino pela mãe, e menina pelo pai,a criança passa então experimentar sentimentos de amor e ódio, com o tempo ela se encontra no seu lugar e volta ao normal.

MECANISMO DE DEFESA DO EGO

Para Freud, defesa é a operação da qual o ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo desta forma o aparelho psíquico interno do externo.

Os mecanismo de defesa são.

DESLOCAMENTO- este mecanismo está ligado a uma troca, redirecionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com