TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logoterapia É Uma Abordagem Na Psicologia Clínica

Por:   •  4/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 5

1.INTRODUÇÃO

A Logoterapia é uma abordagem na psicologia clínica que se originou em um dos momentos mais sombrios da história da humanidade. Desenvolvida por Viktor Frankl, um psiquiatra austríaco que sobreviveu aos horrores dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, essa abordagem psicoterapêutica é profundamente enraizada no existencialismo e na busca de sentido na vida.

Ao mergulharmos na jornada da Logoterapia, compreenderemos o quanto essa abordagem permiti que as pessoas venham a encontrar significado em suas vidas, especialmente quando enfrentam um vazio existencial.

Neste trabalho, examinaremos a vida e o trabalho de Viktor Frankl, o contexto histórico em que a Logoterapia surgiu, e compreenderemos as razões pelas quais a abordagem se tornou tão influente.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 Viktor Frankl

Viktor Emil Frankl, nascido em 1905 em Viena, Áustria, foi um psiquiatra, neurologista e filósofo renomado. Sua trajetória de vida e suas experiências desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da Logoterapia.

Frankl viveu em uma época marcada pela Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, o que influenciou profundamente sua perspectiva e sua busca por compreender o significado da existência em face de situações extremamente adversas. Durante o Holocausto, enfrentou campos de concentração nazistas, incluindo Auschwitz, essa experiência traumática não apenas moldou sua compreensão da psicologia humana, mas também o inspirou a buscar respostas para uma pergunta fundamental: “Como é possível encontrar sentido em meio ao sofrimento e a adversidades extremas?”.

Foi essa questão que deu origem à Logoterapia, uma abordagem terapêutica centrada na busca do sentido e propósito na vida. O próprio nome é derivado da palavra grega “logos” que significa “sentido” ou “razão”. A Logoterapia se baseia na ideia de que a busca pelo sentido é uma das forças motivacionais fundamentais do ser humano.

4

Ao longo de sua carreira, Frankl desenvolveu os princípios fundamentais da Logoterapia, destacando a importância da vontade de significado, a liberdade de escolha e a responsabilidade pessoal. Ele argumentou que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, as pessoas têm a capacidade de encontrar o significado em suas vidas, desde que possam identificar um propósito ou um objetivo que valha a pena perseguir.

2.2 Conceitos básicos

2.2.1 Vontade de sentido

Frankl acreditava que a busca por sentido era a principal força motivadora na vida humana, ele argumentava que as pessoas têm uma necessidade inata de encontrar significado em suas vidas, e essa busca pelo sentido é o que as impulsiona a superar desafios e dificuldades.

2.2.2 Liberdade de vontade

Embora não possamos controlar todas as circunstâncias da nossa vida, sempre temos a liberdade de escolher nossa atitude em relação a essas circunstâncias, ou seja, para Frankl a liberdade de vontade era umas das características humanas mais importantes, permitindo-nos responder de forma significativa e ética às situações que enfrentamos.

2.2.3 Sentido de vida

Encontrar um sentido pessoal é fundamental para a essência da saúde mental, para Frankl cada indivíduo tinha a capacidade de criar seu próprio significado, mesmo nas circunstancias mais desafiadoras. Mesmo que o homem esteja numa situação terrível, em que a possibilidade de realização de valores de atitude seja limitada, a realização de valores de atitude sempre continua possível. (FRANKL, 1989, p.83).

2.3 Logoterapia no Brasil

No Brasil, a Logoterapia chegou por volta de 1984, ano em que ocorreu o Primeiro Encontro Latino-Americano Humanístico-Existencial: Logoterapia (Xausa, 2012). Cursos de formação foram se estabelecendo no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Frankl conhecia o Brasil por 2 pessoas: pelo sogro

5

e a irmã da primeira esposa que moravam em Porto Alegre, ele já tinha uma leve ideia daqui quando foi convidado para o Encontro.

A pós-graduação latu sensu oferecida pela Sociedade Brasileira de Logoterapia (SOBRAL) foi reconhecida pelo Ministério da Educação. Outros centros de formação apareceram no interior de São Paulo e no Ceará. Na Paraíba a Logoterapia tornou-se opção de ênfase clínica para conclusão do curso de Psicologia da UEPB, linha de pesquisa no Mestrado em Ciências da Religião da UFPB e expandiu-se para Maceió – AL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com