TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  16/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta:

Existem muitas formas de se obter conhecimento, de conhecer o mundo, cada qual com suas particularidades. Ao logo do tempo as pessoas elaboraram muitas formas de conhecimento, seja através da filosofia, da religião do conhecimento empírico ou do conhecimento científico, apesar disso ambas são importantes.

Conhecimento científico é todo conhecimento que pode ser comprovado por meio da ciência, através de instrumentos como pesquisas científicas, análises de fatos e testes científicos. A etimologia da palavra ciência significa conhecimento, ficando assim responsável por representar todo estudo, descobertas, práticas que visam algum fim ou benéfico para humanidade. Como por exemplo para a descoberta de uma vacina, materiais que impactem menos o meio ambiente, e até mesmo em estudos para descobertas de novos planetas. Sua validade se dá por meio de experimentações e investigações. Esse tipo de conhecimento tem como característica a possibilidade de replicação de uma descoberta, objetividade, rigor, validade, racionalidade e sistematização.

Um exemplo cotidiano que ilustra o conhecimento popular: "Comer manga com leite faz mal". Através de estudos científicos e análises em pesquisas foi comprovado que isso não passa apenas de uma crença popular que é passada de geração em geração e que até hoje se reproduzem em nosso dia a dia. Além de não fazer mal, a combinação de ambos é rica em vitaminas e nutrientes importantes para o nosso corpo. Portanto podem sim serem consumidas juntas.

O conhecimento popular difere do conhecimento científico, pois esse tipo de conhecimento é subjetivo, ou seja, particular de cada indivíduo, sensitivo: dependente da vivência, acrítico: falta de discussão sobre os assuntos ali relacionados, ele também é assistemático não existe nenhuma sistematização ali regente. Portanto são práticas e saberes intuitivos carregados por nós ao longo das gerações sobre uma sociedade baseado na experiência ou educação informal. Nós acabamos validando muitas informações do conhecimento empírico que por vezes são passadas, transmitidas pelas nossas famílias. Os estudos científicos vem para trazer um embasamento comprovado, real e aplicável do conhecimento. O que difere disso são mitos, superstições e crenças.

Referências

https://blog.mettzer.com/tipos-de-conhecimento/ - Acesso em 30 de Agosto de 2021, ás 09:35h.

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/beber-leite-com-manga-faz-mal-saiba-os-mitos-e-verdades-dessa-lenda-alimentar_a2163/1 - Acesso em 29 de agosto de 2021, ás 11:57h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com