TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maioridade Penal

Por:   •  20/10/2016  •  Dissertação  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2
  •         Identidade - A. Melucci.

        Com base no livro  de "A. Melucci - O jogo do eu", podemos citar a identidade como grande fator influente na vida do jovem que vem a cometer crimes. Ele nos propõe uma visão menos narcisista onde haja uma ambivalência para a resposta do "quem sou eu?" pois é necessidade a similaridde com o outro, mas também é preciso diferenciar-se. Onde o sujeito que julga não julga apenas a ação cometida mas a história desta ação e o caminho percorrido para chegar até a mesma buscando compreender como ele se move entre os artefatos que o circunda na tentativa de construção da própria história.        
         Propondo então uma sociologia da escuta capaz de estabelecer um real contato entreo o observador e o observado, assim, não considerando apenas o ponto de chegada mas os dilemas, as emoções e os conflitos enfrentados durante o percurso.
        A questão imposta pela sugestão da diminuição da maioridade penal implica diretamente o conceito de lidar com a situação e não com o sujeito que à cometeu, diminuindo-o e resumindo uma vida a um ato que teve todo um caminho para chegar onde chegou. Diante desta, podemos julga-la como uma medida não preventiva que não resolveria o real problema que levou o jovem a tomar tal atitude e sim passar a puni-lo como um adulto colocando-o em um lugar que serve como uma espécie de escola do crime, entrando na questão do sistema carcerário extremamente precário que o país nos oferece.
        Outro fator relacionado à identidade é quando este jovem sai da prisão e passa a pertencer a um grupo excluido da sociedade, onde ele atribui todos as caracteristicas do grupo dos criminosos que não são confiáveis e passam assim a ser novamente, somente um fato.
        A grande questão sugerida é passarmos a olhar para a situação como um todo e não aceitar que apenas um trecho resuma o conjunto de situações que envolve um indivíduo. Nos envolvendo completamente com o observado e assumindo nossa responsabilidade quanto cidadãos diante do aumento da quantidade de crimes de jovens por falta de qualidade no ensino, alimentação e suas necessidades básicas, levando em consideração o sistema capitalista no qual este está inserido e também está sujeito ao almejo de objetos que lhe são impostos e que são apenas consumidos por quem tem condições para isto. Entrando então, na questão de oportunidades. Que julga um pobre, negro, como criminoso, mas o branco de classe média terá seu caso enrustido de argumentos que o protejam de uma vida com os preconceitos cujo qual o negro será submetido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com