TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Memoria de curto prazo

Por:   •  15/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE PSICOLOGIA

DESEMPENHO DA MEMÓRIA DE CURTO PRAZO

RIO DE JANEIRO – 2016

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO__________________________________________________ 4

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA____________________________________ 5

 METODOLOGIA_________________________________________________ 6

 RESULTADO____________________________________________________7

 CONCLUSÃO___________________________________________________ 10

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS________________________________ 11

 INTRODUÇÃO

Baddeley e Hitch (1974) desenvolveram um modelo multi-componencial no âmbito da memória a curto prazo que procurava integrar as funções desta estrutura de memória com as funções de atenção e consciência e que designaram por memória operatória. A memória de trabalho é um sistema responsável por manter a informação enquanto ela é útil, ou seja, é designada como um sistema capaz de reter e manipular temporariamente a informação, enquanto participa de tarefas cognitivas como raciocínio, compreensão e aprendizagem. Chama-se memória de trabalho toda atividade de armazenamento e utilização de informação ligada especificamente à realização de tarefas, refere-se a uma memória de caráter operacional, atua enquanto opera uma informação.

        Alguns pesquisadores defendem que o conceito de memória de trabalho surgiu como substituto para o termo memória de curto prazo.  Enquanto outros diferenciaram definindo memória de curto prazo como sendo o armazenamento transitório de informação e memória de trabalho representando armazenamento e processamento transitório de informação, ou seja, acreditam que os conceitos se relacionam, porém, não são iguais.

        A memória de curto prazo, que será o enfoque do presente estudo, caracteriza-se por reter informações durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passar para a memória de longo prazo. Nos estudos realizados por Peterson and Peterson (1959), observou-se que a memória de curto prazo (se não houver um reforço da informação para que a mesma seja transferida para a memória de longo prazo) é capaz de reter informações por apenas poucos segundos antes de ser esquecida.

        Este estudo teve como objetivo verificar quanto tempo uma memória pode ser sustentada pela memória de curto prazo, tendo como hipótese o fato de quanto maior o intervalo de tempo entre a informação apresentada e o resgate desta informação, mais difícil será a recuperação da mesma.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É evidente que a aquisição de hábitos verbais depende dos efeitos de uma dada ocasião sendo transferidos para repetições posteriores da situação. No entanto, livros acadêmicos separam aquisição e retenção em categorias distintas. A presença de uma função de retenção dentro do processo de aquisição foi postulada por Hull (1940) em seu uso do traço de estímulo para explicar fenômenos em série. Posteriormente, Underwood (1949) sugeriu que o esquecimento ocorre durante o processo de aquisição. Um estudo realizado por Brown (1958) no qual, entre outras condições, um único par de consoantes foi testado após um intervalo de 5 segundos. A diminuição foi encontrada no intervalo de um recall, mas nenhum estudo sistemático do curso de retenção sobre uma variedade de intervalos foi tentado.

O curso de retenção verbal de curto prazo é visto como estando relacionado aos processos de aprendizagem. Não parece ser estritamente preciso referir-se à retenção após uma breve apresentação como um traço de estímulo, pois o esquecimento sobre intervalos medidos em segundos foi encontrado. Em vez disso, parece apropriado referir-se a ele como o resultado de um julgamento de aprendizagem. No entanto, apesar das possíveis objeções à terminologia de Hull, a investigação feita por Peterson and Peterson (1959) apoia sua posição geral de que um fator retentivo de curto prazo é importante para a análise da aprendizagem verbal. Os detalhes do papel da retenção no processo de aquisição continuam a ser elaborados. Conclui-se, também, que a retenção de curto prazo é um aspecto importante, embora negligenciado, do processo de aquisição.

 METODOLOGIA

        Participaram da presente pesquisa 15 alunos da Universidade Estácio de Sá dos cursos de engenharia e fisioterapia. A faixa etária dos entrevistados varia entre 17 e 28 anos.  

        A pesquisa foi realizada em uma sala de aula vazia, somente com o entrevistador e o entrevistado, e o auxílio de um cronômetro. Cada pessoa foi entrevistada individualmente. Para cada participante foram dadas 3 letras: WNL. Para todos eles foram propostas as mesmas letras. Dividimos os participantes em 3 grupos de 5 pessoas. Utilizamos intervalos diferentes para cada grupo, sendo o primeiro com intervalo de 8 segundos, o segundo 15 segundos e o terceiro 60 segundos.

        O experimento começa com o entrevistador apresentando as três letras ao entrevistado, que logo após deve realizar a operação matemática mental de diminuição de 3 em 3 a partir do número 300. Ao final de cada tempo proposto, a pessoa é questionada sobre as letras apresentadas anteriormente.        

RESULTADO

        

        Para fins de pesquisa, quando o entrevistado consegue lembrar corretamente das 3 letras ditadas no início do experimento, é considerado acerto. Se o participante não conseguir citar as 3 letras corretamente ou não se lembrar de nenhuma, uma ou duas das letras, é considerado erro.

        No primeiro grupo, no qual o intervalo apresentado foi de 8 segundos, os resultados obtidos foram 3 acertos e 2 erros. No segundo grupo, onde o intervalo apresentado foi de 15 segundos, os resultados obtidos foram 3 acertos e 2 erros. No terceiro grupo, com intervalo de 60 segundos, os resultados obtidos foram 1 acerto e 4 erros. Como visto na tabela abaixo:

        

                1° GRUPO

PARTICIPANTES

             RESULTADO

            1

                  Acerto

            2

                    Erro

            3

                  Acerto

            4

                    Erro

            5

                   Acerto

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com