TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Memoria sobre o filme o brilho eterno de uma mente sem lembranças

Por:   •  23/10/2018  •  Resenha  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

O filme a ser trabalhado nesta resenha, tem como foco principal a discussão sobre a possibilidade apagar-se lembranças indesejadas para os sujeitos e quais seriam os efeitos dela, assim como, também, sua eficácia. A obra aborda a história de Clementine e Joel, um casal que terminam seu relacionamento e que a partir da decisão dela de procurar uma clínica para esquecer seu ex-companheiro e as lembranças vividas juntos, o mesmo resolve a mesma coisa, a partir da decisão dessa realização desse processo se desenrola o enredo. Tentarei aqui fazer conexões entre as teorias que envolvem a memória e o filme.

Joel, no início do longa-metragem, se mostra extremamente abalado com o fim da sua relação tendo dificuldades em lidar com todas as lembranças pela casa que o faz lembrar a mulher que ele amava, assim como as vivências que tiveram juntos que sempre voltavam. Ao ver que sua ex-namorada decide esquecê-lo de vez o mesmo entende que deve fazer o mesmo, já que ela não passava pelo mesmo sofrimento em que o personagem se encontrava.

No nosso dia-a-dia, apesar de não podermos fazer como os personagens e irmos à uma clínica apagar as memórias em que algum momento nos trouxeram dor, costumamos fazer isso, chamamos de esquecimento motivado. Baddeley, Anderson e Eysenck (2011), refere-se a Freud quando o conceito de repressão que seria um mecanismo de defesa psíquica que nós temos com a finalidade de expulsar não só memórias, mas também ideias e sensações que nos trazem dor transportando-os para o inconsciente para reduzir os efeitos indesejados que eles trazem. Ou seja, ainda que não possamos recorrer a um médico para realizar uma exclusão de lembranças que nos são incômodas, nosso corpo de alguma forma tem seus mecanismos para exercer tais funções.

Na história abordada, fazia-se um mapeamento das lembranças em que Clementine estava por meio de objetos, a noite eram selecionada as memórias que seriam apagadas. Ao longo do filme, Joel vai visitando as memórias em que os dois estavam juntos e revivendo-as, tendo diálogos com sua ex sobre o que estava acontecendo. Pode-se perceber que conforme a trama vai passando e tudo vai sendo apagado, parece que mais fundo se vai, é como se fosse caminhando para memórias armazenadas de forma melhores gravadas com mais detalhes, podemos tentar explicar como elas são melhor gravadas a partir da inferência de Izquierdo (2002), quando o mesmo fala que as memórias com maior carga emocional são diferenciadas das neutras e faz com as primeiras sejam melhor gravadas. Assim, é válido lembrar da última memória que foi apagada, o personagem de Jim Carrey relata de todas as caracteristicas do dia em que conheceu sua ex-companheira, da roupa que ela usava, das sensações que sentiu e tudo da forma mais vivida e muito provavelmente, isso se deve pela carga emocional que aquele momento carregava.

Alguns autores sociais abordam que a percepção do indivíduo influencia de forma direta nas lembranças do mesmo, sendo elas modificadas pelo mesmo conforme seu modo de ver as situações vividas. O questionamento que procuro trazer é que ao longo do filme, vemos tudo do ponto de vista do personagem masculino e que se em outro momento víssemos como Clementine entende aquelas mesmas memórias seriam, provavelmente, de forma totalmente diferente, pois a perspectiva da mesma iria influenciar como ela enxerga a lembrança. Souza (2014,p.104)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com