TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem de Comportamento

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FUMEC

Ana Raquel

Bruna Carolina

Luisa Malta

Teresa

Samara

Trabalho prático Analise do Comportamento I:

Relatório

Belo Horizonte

2018

O objetivo deste trabalho foi ensinar um novo comportamento para a cadela Maya de 2 anos, raça pastor alemão, pertencente à aluna Ana Rachel. A cadela passou por um processo de adestramento profissional dos 3 aos 6 meses, assim, já possuía alguns comportamentos condicionados como o de sentar, deitar, dar a pata e ir buscar a bolinha. Foram realizados experimentos com a cadela durante duas semanas, do dia 12 ao dia 21 de novembro.

A primeira tentativa discutida pelo grupo foi fazer com que Maya achasse um objeto, no caso um macacinho, Ana Raquel escondia o macaquinho e pedia com que Maya o procurasse, notamos porém que ela obteve tal comportamento muito rápido, e decidimos em tentar algum outro comportamento. A Segunda tentativa foi fazer com que Maya deitasse (um comportamento que ela já sabia), porém ao som de um chocalho, nos vídeos em que fizemos é possível ver que nos primeiros minutos ela ficou um pouco resistente, e não entendia o que Ana Raquel pedia a ela, mas novamente observamos que ela obteve o comportamento muito rápido. Concluímos então que deveríamos tentar algo novo com Maya, pois as duas tentativas eram bem próximas de comportamentos que ela já sabia. Chegarmos então, ao comportamento que mais atendeu ao proposto trabalho, no caso:  Fazer com que A Maya colocasse as duas patas dianteiras na cadeira, usando o comando da palavra “cadeira”.

Para realizar o trabalho utilizamos conceitosproposto por B. F. Skinner, que propõe que o comportamento deve ser compreendido com base na história de reforçamento do indivíduo e que o comportamento operante produz consequências no ambiente e é afetado por elas. Ao fazer a modelagem de comportamento da Maya, foi essencial entender o que a motivava a agir, o que seria a consequênciafavorável que a reforçaria a agir da mesma forma novamente (subir na cadeira) em prol de um objetivo final e também qual ambiente seria mais interessante para esse processo.

O reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer (MOREIRA e MEDEIROS, 2007). Chegamos à conclusão que, para Maya, uma cadela extremamente ativa e gulosa, um petisco seria reforçador para a aquisição de um novo comportamento, e por isso, utilizamos o mesmo para o experimento. No caso, o petisco seria um reforçador positivo, pois aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença de uma recompensa. O petisco seria também uma consequência reforçadora natural, já que é produto direto do próprio comportamento.

Um efeito do reforço apresentado por Maya, é a diminuição da frequência de outros comportamentos concorrentes ao aumentar o comportamento reforçado. Ao pedirmos para que ela suba na cadeira, reforçando esse comportamento, verificamos a  diminuiçãoda frequência de comportamentos como deitar e sentar, este último, frequentemente realizado pela mesma até então.

Ao realizar o experimento também levamos em consideração o custo da resposta. Segundo Moreira e Medeiros (2007), quando mais esforço é necessário para emitir um comportamento, menor será a sua resistência à extinção. Da mesma forma, podemos concluir que quanto menor esforço para emitir um comportamento, maior a probabilidade deste comportamento ser incorporado mais rapidamentepor Maya. Começamos, então, colocando-a mais próxima do objetivo que teria que entrar em contato e reforçando a simples aproximação da mesma. Para em um segundo momento, já exigir que ela subisse na cadeira e em um terceiro momento, já realizar o comando em posição distante, de uma maneira que ela não estava acostumada a agir (diariamente os comandos são realizados de maneira próxima e em contato com a cadela).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com