TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito da Modelagem e Extinção sobre o Comportamento do Rato SNIFFE

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Paulista

Curso de Psicologia

Psicologia Geral Experimental

O Efeito da Modelagem e Extinção sobre o Comportamento do Rato SNIFFE

São José dos Campos


RESUMO

Este estudo teve como objetivo realizar os processedimentos de modelagem e extinção, em resposta do organismo em “aprender” pressionar à barra, com auxílio do programa de animações virtuais Sniffy para o curso de Psicologia. O presente trabalho teve como propósito, ensinar um novo comportamento por meio do processo denominado modelagem. Trata-se de uma técnica usada para ensinar um novo comportamento por meio de um reforço direcionados ao objetivo(pressionar a barra). Após todos os procedimentos, passou então para o processo de extinção operante, onde este adquirido, foi extinto.  Deixando assim de produzir consequências reforçadoras até seu total desaparecimento. Os resultados adquiridos com esses experimentos mostraram-se possíveis e conclusivos. Sugerindo ainda reflexões para novas pesquisas, destacando detalhes que posteriormente auxiliaram no aumento do conhecimento e no avanço deste campo de estudado.

Palavra-chave: Programa virtual; modelagem; extinção.

SUMÁRIO

Resumo .................................................................................................

I

Sumário .................................................................................................

II

Introdução ............................................................................................. 

04

Metódo ..................................................................................................

06

Resultados ............................................................................................

09

Discussão ..............................................................................................

11

Referências bibliográficas ....................................................................

14

Anexos ...................................................................................................

15


Skinner foi um grande teórico da educação, sua teoria comportamentalista, baseia-se no condicionamento resposta-consequência. A base do trabalho de Skinner refere-se à compreensão do comportamento humano através do comportamento operante.

Um dos temas mais estudados por Skinner foi a aprendizagem, principalmente pelo fato da maior parte do comportamento humano ser aprendido. Além disso, sabe-se atualmente que todas as formas organizadas de vida animal aprendem, o que garante o perfeiçoamento das experiências e o progresso da espécie, a aprendizagem é muito complexa para se ter  uma definição precisa e abrangente, faz-se necessário referir-se às suas conseqüências sobre a conduta para então classifica-las. Assim, a aprendizagem pode ser considerada como qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou prática.

A caixa de Skinner foi utilizada nas escolas para modelar o comportamento dos alunos através de matérias cuidadosamente sequenciadas e pelo fornecimento de recompensas ou reforços apropriados a aprendizagem, a aprendizagem programada e a máquina de ensinar eram meios apropriados para realizar a aprendizagem escolar.

Para Skinner existiam duas formas de aprendizagem:

Condicionamento Respondente (reflexo inatos ou involuntário): é controlado por um estimulo precedente. Exemplo: dilatação da pupila em contato com mudança

repentina da iluminação.

Condicionamento Operante (voluntário ou aprendido): é controlado por

consequência, estímulos que seguem a resposta exemplo: Dirigir o carro.

Devido à sua preocupação com controles científicos estritos, Skinner realizou a maioria de suas experiências com animais inferiores, principalmente o Rato Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo observador, uma bolinha de alimento cai na tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato ter fornecido essa resposta o observador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato. Com o sucesso dessas experiências levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.

MÉTODO

Sujeitos

Foi utilizado o rato Sniffy do programa Sniffy Pro 2.0.

Ambiente, Materiais e Instrumentos

As sessões experimentais foram realizadas no laboratório de informática. Foi utilizada um computador para a dupla de alunos, com configuração para executar o programa SniffyPro 2.0. O programa recria uma caixa de Skinner. Dentro da caixa de Skinner virtual, contém: um comedouro, um bebedouro, uma barra e uma luz.

Procedimento

Foi observado durante 15 minutos as fases do Registro de Nível Operante(NO) e Reforçamento Continuo(CRF) e durante 30 minutos o processo de Extinção. O experimento foi recriado com o auxílio do programa SniffePro 2.0. Nesse programa, foi recriado uma simulação da caixa de Skinner para condicionamento operante do programa de animação virtual SniffyPro, como meio de procedimento para se obter resultados.
Utilizando o processo de MODELAGEM, pelo qual determinados comportamentos vão sendo incentivados(reforço positivo) até adquirirem uma forma determinada(condicionamento operante). A concepção de que o comportamento é aprendido é a base de toda a área de Treinamento Comportamental, e tem influência decisiva sobre a maioria das teorias de aprendizagem. Entende-se da ação de FAREJAR quando o organismo, com seu focinho, cheira o solo para identificar o ambiente que ele se encontra. Também é levado em consideração o ato, quando o organismo estende suas patas a frente com forma de sentir onde está pisando; LIMPAR-SE é o ato de coçar o focinho e lamber as patas; LEVANTAR é o ato de se apoiar nas paredes da caixa, ou de fato, levantar-se sem apoio com as 2 patas frontais. Uma forma de explorar seu ambiente e reconhecimento do mesmo. No primeiro experimento obteve-se o registro do nível operante, onde foi registrado todos os comportamentos realizados dentro da caixa de condicionamento. O segundo experimento trata-se do treino ao comedouro, onde o rato é reforçado com comida toda vez que se aproxima da barra. O objetivo deste processo é enfatizar a presença de comida perto da barra, fazendo com que o reforço seja entendido. Posteriormente observou-se a técnica de modelagem que é feita a partir de um reforço direcional de gradatividade, onde o rato é ensinado a “pressionar à barra” para obter comida. No estágio seguinte, o CRF (reforço contínuo da resposta) enfatiza que o alimento (reforço) encontra-se perto da barra, fazendo assim com que a aprendizagem seja afirmada. Este processo é realizado toda vaz que o comportamento alvo é emitido. Com isso nota-se que a frequência tende a aumentar, assim como a forma torna-se cada vez mais semelhante. No experimento final observa-se o procedimento de extinção. O termo EXTINÇÃO refere-se ao processo de desaparecimento de uma resposta do repertório de um indivíduo. A extinção ocorre quando um estímulo condicionado(CS) para de eliciar uma determinada resposta (CR). A resposta reflexa condicionada pode desaparecer se o estímulo condicionado for apresentado repetidas vezes sem a presença do estímulo incondicionado, fazendo com que o efeito eliciador do CS deixe de existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com