TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEUROPSICOLOGIA

Por:   •  11/9/2019  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

NEUROPSICOLOGIA

A preocupação com as inter-relações entre cérebro e mente remonta aos antigos egípcios. A neuropsicologia teria sua origem e o termo neuropsicologia foi utilizado pela primeira vez por Sir William Osler, em 1913, numa conferência nos Estados Unidos. A Neuropsicologia é uma área de investigação da Psicologia e da Neurologia que busca compreender os processos mentais e as suas relações com o comportamento e o desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo.O foco de atuação do Psicólogo especialista em Neuropsicologia é o diagnóstico e a reabilitação das alterações comportamentais e cognitivas influenciadas por disfunções e/ou lesões do cérebro.

A neuropsicologia chega ao Brasil através das práticas da neurologia. Em São Paulo, o médico pediatra Antonio Branco Lefévre, considerado patrono e fundador da Neuropsicologia brasileira, defendeu em 1950 tese intitulada "Contribuição para a psicopatologia da afasia em crianças", inaugurando um campo de produção científica e de práticas que gradativamente vêm se adentrando no país. No ano de 1975 criou, na Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Setor de Atividade Nervosa Superior, marcado pela interdisciplinaridade e pela aproximação com a psicologia, notadamente através de Beatriz Helena Lefévre que, nos anos 1980, publicou o livro Neuropsicologia Infantil. Nessa mesma época, a psicóloga Cândida Helena Pires de Camargo introduziu a Neuropsicologia no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Em parceria com o Professor Raul Marino Junior, implementaram a avaliação neuropsicológica de pacientes com epilepsia e outros transtornos neurológicos (Haase et al., 2012; Mendonça, Azambuja, & Schiecht, 2008).

Atualmente no Brasil, observa-se um crescimento vertiginoso da neuropsicologia, em termos, por exemplo, do aumento de especialistas e de publicações, embora venham acompanhados da falta de consenso em muitos domínios. O caráter interdisciplinar da pesquisa e intervenção neuropsicológicas tem contribuído para acirrar o debate em torno da abrangência da área, notadamente em termos da utilização e desenvolvimento dos instrumentos de avaliação neuropsicológica. A prática neuropsicológica no Brasil vem avançando a passos largos, por meio de intervenções em consultórios particulares e serviços interdisciplinares, de caráter público e privado, em especial naqueles vinculados a Instituições Públicas de Ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com