TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuropsicologia

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

ANTONIO APARECIDO RODRIGUES

DEAN RODRIGUES NASCIMENTO

FILIPE PROCÓPIO

Filme: Como se fosse à primeira vez

Uma análise nas abordagens Psicológicas

Professora: Ma. Eliane Fátima de Oliveira

São Paulo

2019


Análise TCC

Cena do filme: A cena em questão do filme é quando a Lucy apresenta seu diário para Henry (Aos 01:14:40 – Uma hora e quatorze minutos e quarenta segundos), e mostra que nele está escrito todas suas lembranças e experiências que a Lucy teve com Henry. Lucy escrevia (outras ilustrava com imagens, fotos e desenhos) todas as noites antes dela dormir ela contava um breve resumo de suas experiências que ela viveu naquele dia e de suas experiências que mais marcou nela com o Henry.

Caso Clínico do médico: Lucy sofreu uma lesão no cérebro (lobo temporal)

Após o acidente ocorrido entre Lucy e seu pai e descoberto pelo médico que Lucy sofreu o acidente no lobo temporal e as consequências que iria sofre a partir deste ponto.

Será um problema que acataria muito sofrimento tanto por parte de sua família onde, eles não conseguiriam lidar com o problema de Lucy. E que sua única alternativa fosse leva-la ao psicólogo local para resolver seu problema e talvez amenizar seu sofrimento (sofrimento de Lucy).

Procedimento na Consulta ao Psicólogo [Método TCC]:

Queixa do paciente: Perda de memória recente. [Amnésia Anterógrada]

Supondo que não houvesse Henry antes dele conhecer Lucy á 1 ano depois do acidente e a família dela levasse ao psicólogo iria ser analisado na primeira sessão conversaremos com Lucy do que ela fazia naquele consultório e o que ela estava fazendo antes de vir ao consultório e antes de finalizar a sessão pediríamos para que na próxima sessão ela falasse com sua família, pai, mãe ou irmãos virem na próxima sessão e também ela começar a escrever em um diário toda a sua experiência neste dia ao chegar em casa e avisar a família sobre o diário e dala no dia seguinte e conversar com ela o que havia acontecido no dia anterior; antes de comparecer na segunda sessão no consultório.

Na segunda sessão viria à família de Lucy para realizar o bate papo somente com ela e a Lucy ao lado delas somente acompanhando o debate. Começaríamos perguntando para os parentes de Lucy sobre se a ela haveria feito que o psicólogo recomendou à ela fazer; que era, começar escrever em um diário toda a experiência do consultório ao chegasse em casa e logo em seguida conversar sobre o diário aos familiares que estavam vivendo junto com ela e no dia seguinte uns dos familiares mostrasse o diário a Lucy e conta-la também no que houve no dia anterior. Caso a família respondesse que: sim, que a Lucy fez o que o psicólogo recomendou. Perguntaríamos se a Lucy leu o diário e se ela se lembrar da sessão que havia passado pelo psicólogo no dia anterior; se a Lucy responder que: sim pediríamos que a Lucy repetisse o mesmo procedimento e falaríamos para a família cooperar a partir daí no tratamento de Lucy.

Conclusão: A técnica comportamental foi para que Lucy escrevesse em seu diário todas suas experiências e vivências de seu dia a dia para que no dia seguinte uns de seus familiares mostrasse o diário para Lucy para que ela se lembrasse do dia anterior isso mudaria o padrão de comportamento na família que cumpririam o papel de fixação da memória de Lucy do dia anterior e do próprio papel da Lucy escrever suas experiências no diário antes dela dormir ou depois de realizar uma atividade que faria ela se sentir bem.


Análise TREC

Lucy Síndrome de Goldfield Henry:

Memória recente, memória é um produto da atividade de um sistema neural distribuído, em várias áreas do cérebro que participam no processo, segundo autor rocha (1999, pág. 126) nenhuma delas é sede única a memória envolve transações entre neurônios em sistemas neurais amplamente distribuídos no cérebro

Em relação aos processos emocionais o sistema límbico participa na contextualização, conjuntamente com o hipotálamo e a área do córtex pré-frontal.

Acreditando inconscientemente que todos os dias é aniversário de seu pai, Marlin (Blake Clark) que ocorre justo no aniversário dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com