TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuropsicologia Na Psicologia

Por:   •  25/8/2021  •  Resenha  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 9

Millenson j. r. (1975). princípios de análise do comportamento.

Resumo 1º Capítulo  

2300 anos se passaram desde o comentário de Sócrates. Nos séculos que se seguiram, a causa do comportamento humano foi atribuída à localização de marés, deuses e estrelas, e muitas vezes apenas ideias caprichosas. Nos últimos cem anos, surgiu uma ciência do comportamento, trazendo um novo conceito estrutural e uma nova atitude em relação às causas do comportamento. Assim como não há melhor maneira de entender as atividades atuais de uma pessoa do que entender sua história passada, não há melhor maneira de entender as atividades atuais de uma ciência do que entender seu passado.

Aristóteles tem uma alma sobrenatural e a causa do comportamento humano é atribuída a ele. Tratar esta alma como imaterial, imaterial e sobrenatural, estabelece um dualismo claro entre alma e corpo. Ao colocar a causa do comportamento na área não observável da mente, esse dualismo inibe o estudo naturalístico do comportamento.

Portanto, as ciências do comportamento estão adormecidas há muito tempo. A teoria do filósofo e matemático francês René Descartes, contemporâneo de Galileu, representou uma ruptura parcial com a interpretação metafísica do comportamento. Descartes modelou as figuras mecânicas móveis e produtoras de som nos Jardins Reais de Versalhes e acreditava que os movimentos corporais eram o resultado de causas mecânicas semelhantes.

Descartes usou essa resposta mecânica como modelo para explicar como os estímulos ambientais externos causam o movimento do corpo.

A visão de Descartes do comportamento humano como um desejo a ser determinado por forças naturais é apenas unilateral. Apesar desse dualismo, apesar de sua escolha de princípios hidráulicos, a fórmula de Descartes representa um avanço no pensamento comportamental inicial.

A teoria do corpo como um tipo específico de máquina pode ser testada por meio de observação e experimentação. Ao restabelecer a ideia de que pelo menos algumas das causas do comportamento humano e animal podem ser encontradas no ambiente observável, Descartes lançou uma base filosófica e, por fim, provou que o método experimental de comportamento era razoável.

No entanto, foi apenas no século 18 que estímulos isolados foram considerados razões suficientes para o comportamento. Ao mesmo tempo, a ação do nervo é entendida como um sistema elétrico em vez de um sistema hidráulico.

O famoso fisiologista britânico Charles Sherrington foi capaz de resumir as razões para o comportamento reflexo na lei quantitativa do estímulo-resposta. Mesmo assim, grande parte dos comportamentos de humanos e animais superiores ainda está relacionada a forças sobrenaturais.

A contribuição especial de Pavlov é mostrar por meio de experimentos como os reflexos condicionados são obtidos, como removê-los e a gama de energia ambiental é eficaz.

Pavlov viu claramente como continuar a explicar o comportamento. «A rigor, as ciências naturais são responsáveis ​​apenas por determinar a conexão precisa entre um determinado fenômeno natural e a resposta do organismo a este fenômeno».

No entanto, apesar de seu interesse pessoal na relação entre mídia e resposta, Pavlov gradualmente considerou o condicionamento como um estudo da função cerebral.

Em relação ao comportamento tradicionalmente controlado pelo desejo ou vontade, Descartes seguiu os preconceitos de sua época e atribuiu-o ao controle da alma inobservável.

No entanto, tais "soluções" apenas postergam a pesquisa científica, porque o problema original de explicar o comportamento é simplesmente transferido para um problema mais difícil, a saber, explicar o comportamento de almas hipotéticas. Em 1859, ocorreu um grande evento científico que mudou o clima intelectual e o tornou propício à pesquisa naturalística sobre o comportamento voluntário.

Além disso, ele também estudou como os animais se adaptam aos seus métodos. Como observou o professor Boring, o interesse de Darwin pelo comportamento baseia-se no conteúdo dos pensamentos que tal comportamento revelará.

Portanto, Darwin foi criticado por seu antropomorfismo, ou seja, por tentar usar conceitos mentais para explicar o comportamento animal. George John Romanes, amigo de Darwin, escritor britânico e divulgador da ciência, escreveu um livro sobre inteligência animal no qual comparou o comportamento de vários animais.

Os métodos, antropomòrfico e anedótico de Darwin e Romanes, respectivamente, marcaram uma renovação no interesse pelo comportamento adaptativo do animal e pela relação deste com o comportamento humano. Consequentemente, eles representam importantes precursores históricos de uma verdadeira análise experimental do comportamento

0 comportamento estudado foi a fuga de um ambiente fechado e atos, tais como, puxar um cordão, mover um trinco, pressionar uma barra ou abrir uma porta erguendo uma tramela, foram escolhidos por sua conveniência e exatidão de observação. Quatro elementos do trabalho de Thorndike sobre o comportamento instrumental demonstram uma qualidade moderna não vista nas pesquisas comportamentais antes de sua época

Thorndike viu que, a menos que considerasse mais do que um ato particular do comportamento, suas conclusões, seriam válidas apenas para o único aspecto do comportamento que ele escolhesse.

De seus trabalhos com animais nas caixas quebra-cabeça, Thorndike apresentou um conjunto de princípios ou leis gerais do comportamento que acreditava serem válidas para muitas espécies e muitos tipos de comportamento

Thorndike observou que o comportamento, que inicialmente permitia ao animal sair, era apenas um dos muitos que ele executava na situação. Assim, à medida que o animal era repetidamente submetido à situação, ele passava a ap resen tar menos comportamentos supérfluos, até que eventualmente não apresentasse, praticamente, nenhum daqueles mal sucedidos.

Thorndike concluiu disto que os resultados bem-sucedidos do passado, ou efeitos do comportamento, deveriam ter uma influência importante na determinação das tendências comportamentais presentes do animal. Esta lei sobrevive ainda hoje como um princípio fundamental na análise fundamental e controle do comportamento adaptativo.

Thorndike forneceu um novo método experimental e com sua ajuda formulou o que logo seria aceito como uma lei básica do comportamento adaptativo. Na sua proposição do princípio, Thorndike não estava satisfeito em considerar o «efeito» como uma mera fuga do confinamento ou mero acesso ao alimento. Mas em vez disso, sentiu necessidade de inferir que o sucesso levava ao prazer e a satisfação, e que estas eram as causas verdadeiras das mudanças observadas no comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (290.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com