TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Como Um Fenômeno Socialmente Construído

Pesquisas Acadêmicas: A Organização Como Um Fenômeno Socialmente Construído. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 2

1) As abordagens culturalistas abordam a cultura da empresa como um todo. Seus valores, sua ética e sua política em relação aos funcionários são alguns dos principais temas estudados.

Um exemplo clássico dessa abordagem em prática é a Meritocracia. Tática administrativa para motivar seus funcionários onde o empregado que agrega mais à empresa é valorizado e recompensado, enquanto o oposto sofre penalidades, ambos de acordo com o desempenho realizado na organização.

2) Frequentemente, as organizações definem um “padrão” de colaborador que reflete em todo o processo histórico-cultural da empresa. Empresas com Administradores e Líderes mais velhos, dificilmente contratará um jovem para um cargo importante na companhia, pois isto faz da visão social e histórica da empresa.

3) Interações humanas ou sociais na organização são bem definidas pelo Trabalho em Equipe, Collective Learning (Aprendizado Coletivo) e todo o processo comercial-mercadológico da empresa. Uma empresa que incentiva o desenvolvimento coletivo dos funcionários poderá atingir de forma muito mais simples e rápida os seus objetivos.

4) As coalizões consistem em interesses diversos de vários influenciadores (Pessoas que buscam tomar as decisões e ações na organização), processo que pode mudar o comportamento organizacional e assim a construção desenvolvida com base na cultura, história e política do fundador.

5) Segundo Schein, os pressupostos culturais são o coração da empresa. Envolve as ações humanas de todos os níveis e consiste nas “entrelinhas” da organização, onde pode-se perceber pelas atitudes dos funcionários. No aspecto cultural da empresa, funciona para perceber como são levados em consideração certos métodos de trabalho ou produtivos, podendo levar à satisfação ou não do trabalhador.

6) O indivíduo é produto e produtor do contexto de trabalho pois ele influencia e é influenciado pelo ambiente. Relaciona-se com outras pessoas da cadeia produtiva ou de serviços que pode ser a chave para um bom relacionamento futuro. Dependendo da atividade que a empresa exerça, é considerado que os trabalhadores influenciam ou são mais influenciados.

7) Identidade pessoal é basicamente o entendimento de quem sou eu dentro da organização. Nossas diferenças e características exclusivas que nos diferenciam dos demais.

A identidade organizacional funciona como vários sistemas e subsistemas, onde a empresa pertence a um determinado grupo (Sindicatos são considerados um sistema por abranger uma grande quantidade de organizações) que também faz parte de um sistema maior. Em outras palavras, A identidade organizacional se reflete através das relações das pessoas, a visibilidade da marca expressa por um profissional que a está representando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com