TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Otimização do sistema Mnemônico

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da civilização o ser humano utiliza sua memória para absorver o maior número de informações possíveis. Tudo aquilo que for considerado importante o homem precisa de alguma forma guardar para que futuramente pudesse evocar tal informação que ele considera importante.

Para que isso acontecesse o homem desenvolveu técnicas, para que pudesse absorver mais informações e potencializar sua memória. Tendo em vista que com o passar do tempo é natural que ocorra o esquecimento de tais informações. Tais técnicas desenvolvidas para uma absorção maior de informação denomina-se “sistema mnemônico”.

Este trabalho tem como objetivo explicar o que é o sistema mnemônico, como funciona e exemplos de técnicas para aperfeiçoar tal sistema.

DESENVOVILMENTO

1. Memória

Memória é a capacidade de adquirir, armazenar e evocar (recuperar) informações disponíveis. Tais informações que se apresentam através de experiências ouvidas ou vividas.

2. O que é “SISTEMA MNEMÔNICO”?

Sistema mnemônico são técnicas, normalmente verbais utilizadas para facilitar a memorização de informações. Formas consideradas simples, onde são usadas informações pessoais, espaciais ou que sejam relativamente importantes para o sujeito para criar associações que facilitarão a construção de esquemas mais fáceis na memorização.

Por exemplo:

FÓRMULA FISÍCA - Fórmula de Física: “Vou voar mais alto” para V = V0 + at, a função horária do Movimento Retilíneo Uniformemente Variável.

NOME DOS PLANETAS - "Meu Velho Tio Me Jurou Ser Um Netuniano" para Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.

DIAS DOS MESES – para saber quantos dias tem o mês utilizando os nós superiores dos dedos e os seus intervalos. Se o mês cair em um nó do dedo então terá 31 dias. Se ele cair em um intervalo entre os nós então terá 30 dias.

3. Tipos de memórias

MEMÓRIA SENSORIAL: a memória sensorial é um tipo de memória que tem origem nos órgãos sensitivos. As informações obtidas pelos sentidos são armazenadas por um curtíssimo espaço de tempo (0,1 a 2 segundos). Se a informação armazenada não for processada perde-se se for passa para a memória a curto prazo. Por exemplo, ao tocar um objeto, ou sentir um cheiro que não tem relevância para o individuo.

MEMÓRIA A CURTO PRAZO: este tipo de memória retêm informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passar para a memória de longo prazo. Na memória a curto prazo pode-se distinguir duas memórias: memória imediata e memória de trabalho.

Memória imediata - Refere-se à memória do que aconteceu ou foi apresentado apenas alguns segundos antes. Por exemplo, quando se pede pra alguém memorizar cartões e depois pede para se falar sem ver o que estava nos cartões, a probabilidade dela lembrar é de sete peças em média.

Memória de trabalho - permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada. Por exemplo, quando o patrão pede que no dia seguinte o funcionário chegue uma hora mais cedo, ele manterá na memória esta informação, que irá ser esquecida depois de cumprido o pedido.

MEMÓRIA SEMANTICA: abrange a memória do significado das palavras. Este tipo de memória refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo, por exemplo, fórmulas matemáticas, regras gramaticais, leis da química, fatos históricos, etc.

MEMÓRIA EPISÓDICA: quando envolve eventos datados, recordações (rosto de amigos pessoas famosas, músicas, fatos e experiências pessoais), ou seja, relacionados com o tempo. Usa-se a memória episódica, por exemplo, quando se lembra do ataque terrorista em 11 de Setembro ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com