TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POSTAGEM NO FÓRUM

Por:   •  6/9/2022  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

POSTAGEM NO FÓRUM

O documentário traça um panorama histórico completo desde 1900 até a atualidade, encerrando no período do primeiro governo do Presidente Lula. Em sua trajetória, mostra como as instabilidades políticas transformaram a economia do país numa montanha-russa descontrolada, arrastando a vida do trabalhador da pobreza para a miséria. E é nesse contexto de intensas lutas sociais que, cansada de ver os militares sucateando os serviços públicos, em especial os de saúde, e diante das péssimas condições que viviam, a população começa a se organizar para mudar essa realidade.

Assim como o texto também aborda, o documentário mostra de forma clara como o Estado neoliberal, apregoando o afastamento do Estado da assistência pública, foi responsável por atirar a população à própria sorte, expostos a diversas epidemias e doenças endêmicas. A saúde pública não era uma prioridade política.

A criação do SUS foi o resultado de forças políticas de base, no sentido de serem forças originadas no seio do povo pobre trabalhador em busca pela garantia de uma saúde pública garantida pelo Estado. Uma luta que poderia ter sido menos custosa, mais rápida e tranquila, não fosse pela atuação dos militares e da elite brasileira, aí incluída a classe médica, que constituíram o núcleo de poder do país durante muito tempo – e ainda constituem até os dias atuais.

Atualmente, não vejo pontos negativos a serem apontados no SUS, mas reconheço que é um sistema em risco no Brasil de 2022. É preciso assegurar que a ganância privada não se aproprie ou arruíne o Sistema Único de Saúde como já tentou fazer no passado, é preciso protegê-lo do atual e de outros futuros chefes dos Poderes da República que possam tentar destruí-lo, e assegurar que ele seja ampliado, principalmente em termos de saúde mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (22.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com