TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRIMEIRA FORMA DE CONSCIÊNCIA

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 2

A PRIMEIRA FORMA DE CONSCIÊNCIA

Falamos da primeira forma de consciência, percebemos que só é possível conhecer algo e inserir na história de sua formação, ou para entender o fenômeno da consciência temos que entender o processo pela qual ele se tornou o que é; assim é também com a consciência: ela não é se tornar. Nesse processo de consciência existem três formas de representação de consciência, a primeira forma começa partindo da forma elementar que apresenta o fenômeno de consciência. Podemos dizer que toda pessoa tem alguma representação mental de sua vida e de seus atos, esse fenômeno aproxima da psicologia que busca uma realidade externa que se interioriza na sua vida e na sua forma de pensar.

Na primeira forma de consciência a ideologia e alienação, são necessárias para identificações de fundo psicológico para compreender o conjunto de ideias que abrange os meios de comunicação de massas, escolas, e igrejas. Podemos descrever três formas de alienação onde o ser humano está alienado da natureza; a si mesmo; e a sua espécie. Já na ideologia encontra na primeira forma de consciência nas relações com o trabalho, família.

A primeira forma de consciência representa-se como alienação não porque se desvincula da realidade, mas pelo fato de naturalizá-la, por ter uma visão de mundo no contexto de sua historia.

Entendo que o autor Mauro Luis, fala da primeira forma de consciência mostrando que a sociedade tem dificuldade em compreender o social. O individuo tem problemas na sua forma de pensar, Ex: Se a pessoa pensa em alimentação, mas tem que adiar. Pois tenho que cumprir outras obrigações, mas quando fala de alimentação não tem como adiar porque é realmente necessário. Ex: Quando penso no sexo tenho vontade, mas como tenho outras obrigações posso adiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com