TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

Por:   •  27/6/2019  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Nas legislações anteriores, o ilícito praticado por crianças ou adolescentes eram classificados como infração penal, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo em vista, o paradigma da Doutrina da Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, estes passaram a ser sujeitos de direitos, conforme artigo 103 da lei 8.069/90, o ato infracional passou a ser as condutas definidas como crime ou contravenção penal, desde que praticadas por crianças ou adolescentes. Desse modo o adolescente que cometer um ato infracional, responderá nos ditames consagrados no Estatuto da Criança e do Adolescente, já o indivíduo que cometer uma conduta típica, ilícita e culpável, estará sujeito as normas constantes no direito penal. Diferentemente do que acontece com as medidas socioeducativas, em que se pode criar uma regra ligando ato infracional X, com a medida socioeducativa Y, no Direito Penal, cada tipificação penal possui sanção diferente para ser aplicada ao transgressor da lei. Demais as medidas socioeducativas diferem das penas por possuírem caráter educativo, e as penas uma lógica punitiva repressiva. Trata-se de uma analogia incompleta, pois, houve o cometimento de fato análogo ao tipificado na lei penal, porém, o prazo de cumprimento da medida socioeducativa não será o mesmo da pena prevista no Código Penal, em atenção à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e a sua finalidade de reeducar e ressocializar e será de no máximo de três anos.

  1. Conflito familiar em que se tem como maior interessado a criança ou adolescente. Interferência psicológica provocada na criança ou adolescente por um dos seus genitores contra outro membro da família que também esteja responsável pela sua guarda e vigilância. O intuito da pessoa que provoca a alienação parental é criar desavenças e sentimentos negativos na criança em relação a determinado genitor, como o pai ou a mãe, por exemplo.
  1. Transtorno de conduta: insensibilidade aos sentimentos e ao bem-estar de terceiros.

Transtorno de personalidade antissocial: Egocentrismo, senso de superioridade, vaidade e exibicionismo.

  1. Torna-se emocionalmente e profissionalmente abalado, o que leva a perder a autoconfiança e o interesse pelo trabalho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com