TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA GESTALT

Por:   •  30/10/2017  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – UNIDAVI

FERNANDA APARECIDA STEINBACK

PSICOLOGIA DA GESTALT

O campo na Gestalt-terapia é o organismo e o meio e a fronteira de contato é o que une e separa os dois. O self existe aonde tem interação e é responsável pelos ajustamentos criativos. Fronteira de contato de contato é aonde o organismo e ambiente se interagem.

A fronteira de contato é a relação entre as pessoas, o contato que é estabelecido, mas precisa de uma outra pessoa para acontecer, a dinâmica é algo importante na fronteira de contato pelo fato de nem sempre tudo ocorrer da mesma forma.

A fronteira do eu são as experiências que temos durante a vida, as lembranças, imagens, valores, cultura. A fronteiras do corpo é aonde tem relação com nossos limites e possibilidades, devemos sempre observar não somente o que o cliente nos fala, mas também como ele se expressa através do corpo. Fronteiras de valores são as crenças e valores que nos são passados durante a vida, quando elas nos são passadas de um modo rígido pode causar problemas e um é impedindo ter contato com outras pessoas, assim não conseguindo ter novas experiências. Fronteiras de familiaridade é o que nós conhecemos a partir da família, e as pessoas acabam ficando só com o que conhecem não experimentando situações, locais e outras coisas novas. Fronteiras expressiva são as formas de expressão que vem das experiências, aprendizados anteriores, é o jeito como nos comportamos e sentimos. Fronteiras de exposição que tem relação em criar novas possibilidades, temores ou limitações de nos expormos em frente aos outros, isso acontece põe julgamentos, críticas sobre a pessoa, assim ela acaba nao conseguindo se expor, e afeta muito pelo fato da pessoa não criar novas experiências.

A fronteira é então o lugar para lidar com as diferenças, com o que é novo, mas algumas pessoas com as experiências de vida têm dificuldades de se arriscar e experimentar o novo.

SALOMÃO, Sandra; FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima. Fronteiras de contato. In. FRAZÃO, L.M.; FUKUMITSU, K.O. (Org.) Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. p.47-62.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com