TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO – PSICOLOGIA GESTALT

Por:   •  12/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO – PSICOLOGIA GESTALT

1- Qual ponto de partida da teoria do Gestalt? O ponto de partida da Gestalt é a percepção.

2- Qual a critica que Gestalt faz ao behaviorismo? A Gestalt considera que o comportamento quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado (seu entendimento) para o psicólogo.

3- Qual a importância do estimulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria Gestalt? O comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estimulo.

4- Cite um exemplo que mostre a percepção do ambiente diferente de sua realidade? Quando vejo uma parte do objeto, ocorre uma tendência a restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo.

5- O que é necessário para alcançarmos a boa - forma? Para alcançarmos a boa – forma é necessário que haja equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade nos elementos.

6- Qual a importância da relação figura - fundo na percepção? Se tivermos elementos que apresentem equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade poderão garantir a boa – forma, isto é, superarmos a ilusão ótica.  

7- Como é denominado o conjunto de estímulos determinados do comportamento? É denominado meio geográfico  e meio comportamental.

8- Explique através de um exemplo o meio geográfico e o meio comportamento? No exemplo, a pessoa que cumprimentamos era um desconhecido – esse deveria ser o dado percebido, se só tivemos acesso ao meio geográfico. Ocorre que no momento em que vimos a pessoa, a situação (encontro casual no transito em movimento, por exemplo) levou – nos a uma interpretação diferente da realidade, e acabamos por confundi - lá  com uma pessoa conhecida. Esta particular interpretação do meio, onde oque percebemos agora é uma “realidade” subjetiva, particular, criada pela nossa mente, é o meio comportamental.

9 – O que é um campo psicológico? É entendido como um campo de força que nós leva a procurar a boa – forma.

10- Quais princípios regem o campo psicológico na busca da boa – forma? Proximidade, semelhança e fechamento.

11- O que é insight? Dê exemplos? É um entendimento interno, exemplificando, é possível a uma criança de 3 anos que não sabe ler , distinguir a logomarca de um refrigerante e nomeá-lo corretamente. Ela separou a palavra na sua totalidade, distinguindo (palavra) e o fundo (figura), no caso, a criança ela não aprendeu a ler apalavras juntando as letras, como nos ensinaram, e sim dando significação ao todo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com