TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR

Por:   •  19/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

ANDRESSA CRISTINA ALVES DOS SANTOS - 3700969

ANNA LUÍSA ALVES DOS SANTOS - 3700970

EVELLYN NEUMANN CARNEIRO DA SILVA - 3700898

REBECA DA SILVA ARRUDA VIEIRA - 3700936

THAYANE VIEIRA DOS SANTOS - 3701129

PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR

   

NOVA IGUAÇU

2022

Caso 2 – Blastomicose.

Diagnóstico Reacional:

Posição negação

Conforme Simonotti diz no texto, na negação o medo da doença se encontra escondido, e o que surge é uma angústia vaga, indefinida e flutuante. Em casos de alguma doença com muita visibilidade, como doenças de pele ou doenças deformantes, a única possibilidade é de negação é o isolamento social.

A negação pode também ocorrer da parte da família e médicos em relação ao paciente.

A partir do início dos sintomas da doença e do diagnóstico médico, seu ambiente social passou a rejeitá-la. Essa contingência aversiva sempre presente modelou comportamentos de afastamento das pessoas, de isolamento social e de autogeração, e diminuiu seu repertório social, desenvolvendo padrão de retraimento.

Revolta

A revolta geralmente se inicia como uma frustração, e é fácil observar que uma pessoa frustrada primeiramente se irrita para depois se deprimir. Parece uma sequência natural: frustração-irritação-depressão.

A paciente ficou muito triste, pensou em parar de estudar. Sente-se desprezada e com vergonha de sair de casa.

Depressão

Segundo Simonetti na posição depressão o indivíduo se entrega a sua doença. É como uma desistência, nada espera do futuro e pode mesmo se negar qualquer esforço quanto ao tratamento. Não costuma ser uma fase de desespero; é muito mais de desesperança.

No início a paciente estava com um quadro reacional depressivo com risco de suicido. Seu namorado terminou o relacionamento, seus amigos se afastaram e, na escola os amigos e todos ao seu redor fingiam não conhecê-la. A paciente ficou muito triste, pensou em parar de estudar e misturou bebida alcoólica com seus medicamentos. Sente-se desprezada e com vergonha de sair de casa.

Enfrentamento

Conforme Simonetti, quando o paciente alcança essa posição de enfrentamento ele já passou pelas outras posições, já deixou pra trás suas fantasias de onipotência e impotência, e pode agora encarar a sua doença de maneira mais realista. O enfrentamento é um adeus as ilusões que provoca no paciente uma mudança, nem sempre fácil de ser explicada, mas bastante evidente pelo posicionamento em relação a doença que agora passar a ser uma alternância, uma mistura, entre a luta e o luto.

Durante três encontros, ela escreveu sobre a história da doença. Começou contando seus primeiros sintomas, seus medos em relação à doença, como foi diagnosticada, como foi encaminhada para o serviço da PUC, os medicamentos que começou a tomar e os sintomas.

A paciente relatou que ficou mais tranquila e considerou importante saber mais sobre seu caso clínico e obter mais conhecimento sobre a sua doença.

Observou-se que, a partir da instalação do repertório de conhecimento sobre a doença, foi possível reforçar comportamentos de autocuidado, ao qual o tratamento exige adesão.

Diagnóstico Médico:

O diagnóstico médico é uma conclusão da situação clínica do paciente e deve incluir, as seguintes informações: o nome da doença, sua condição aguda ou crônica, os sintomas principais, o tratamento proposto, a medicação em uso, a aderência ao tratamento, o prognóstico, o risco de contágio e o nível de proteção requerido.

A paciente é portadora de uma doença cujo nome é blastomicose (micose no sangue), infecciosa multissistêmica rara, causada pelo fungo Blastomyces dermatitidis, presente na madeira e no solo. Os sintomas mudam de acordo com o órgão afetado. Sintomas generalizados podem incluir febres, calafrios, tosse e/ou dificuldade para respirar.

A doença da paciente foi contraída durante a sua infância, quando comia gravetos do chão, foi diagnosticada há 2 anos, porém as feridas surgiram recentemente.

A paciente perdeu 50% da visão do olho esquerdo e existe uma hipótese, ainda não comprovada, de que existe relação com a doença.

A paciente está medicada e suas feridas diminuindo.

Diagnóstico Situacional:

Segundo Simonetti o diagnóstico situacional em psicologia hospitalar é feito a partir de uma visão panorâmica da vida do paciente, dando ênfase nas áreas não diretamente relacionadas a doença, mas que estão ligadas e influenciam a vida psíquica, vida social e vida cultural e dimensão corporal.

No caso da paciente, seus pais são separados, a mesma saiu de casa e foi morar com a vó materna, pois assim como o ex- namorado e os “amigos”, sua mãe imaginava que a doença era contagiosa, como um câncer ou alguma síndrome. Sua mãe lavava e desinfetava o banheiro e aconselhava a filha não sair de casa e não mostrar as feridas aos outros. Disse ainda que não gosta do seu pai, pois ele não é presente na vida dela, bebe muito e não liga para os filhos.

Diagnostico Transferencial:

Com base no texto de Simonetti, o diagnóstico transferencial analisa as relações que o indivíduo estabelece a partir de seu lugar no adoecimento.

A paciente sentiu-se desprezada.

Quando descobriu a doença, seu namorado terminou o relacionamento, seus amigos se afastaram e, na escola, seus colegas a evitavam e as pessoas fingiam não conhecê-la; todos pensavam que era portadora de doença contagiosa.

Intervenção:

Foi feito a solicitação da equipe médica para o acompanhamento psicológico da paciente. O objetivo é trabalhar em terapia questões pessoais que foram prejudicadas pela doença, para que a paciente reestabeleça seu vínculo social e resgate sua autoestima.

Os encontros seriam uma vez na semana.

No primeiro momento ela irá contar a sua história de vida até o momento em que ela descobriu a doença e relatar como se sentiu depois do diagnóstico.

No segundo momento a psicóloga irá explicar sobre sua doença e como ela funciona.

No terceiro momento ela irá fazer uma comparação de como era sua vida antes e depois da doença e o que ela deixou de fazer a partir do laudo.

No quarto momento a psicóloga dará exercícios para ela praticar o que ela gostava de fazer e que após o laudo ela não faz mais, como por exemplo: se olhar no espelho, passar um batom e tirar uma selfie no celular. São práticas básicas que a paciente relatou não fazer depois que recebeu o diagnóstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com