TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Data: 21 de agosto de 2019

Disciplina: Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem na adolescência

Professora: Patrícia Helena Carvalho Holanda

Fichamento: A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS (pp. 16 - 31). Primeiro capítulo.

FURTADO & TEIXEIRA, Ana Merces Bahia et al. PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA. 2001.

“Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidiano é chamado de senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida seria mais complicada.” (p. 18)

Por meio dos conhecimentos apreendidos de nossos antepassados podemos executar tarefas simples do dia a dia precisamente sem que o método científico nos seja necessário. Ao olhar pro céu e perceber nuvens negras sabemos que uma tempestade se aproxima de modo que, ao obter essa informação podemos nos abrigar antes da chuva começar. Ou seja, o senso comum serve para facilitar o nosso cotidiano. Por conseguinte, quando utilizamos uma série de estudos e aparelhos para compreendermos o fenômeno que causa tempestades em determinada época do ano saímos do senso comum.

“O que estamos querendo mostrar a você é que o senso comum integra, de um modo precário (mas esse é seu modo), o conhecimento humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada produzindo uma determinada visão de mundo” (p.18)

        O senso comum extrai de outras áreas de conhecimento como a arte, religião, filosofia e conhecimento, alguns de seus conceitos tornando-os parte de um conhecimento geral e ‘intuitivo’.

“Objetivo específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento”

        Nos estudos da psicologia podemos encontrar dois problemas para definir seu objeto. O primeiro decorre das mudanças constantes do comportamento humano, de modo que não podemos delimitar verdades definitivas. O segundo é a inserção do pesquisador no próprio objeto, visando que este também faz parte dos seres humanos, de modo que sua própria visão de mundo contamina o objeto. Ou seja, “os fenômenos psicológicos são tão diversos que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e portanto, não podem ser submetidos aos mesmos padrões de descrição, medida e controle e interpretação.” p.22

“A psicologia colabora com o estudo da subjetividade – é essa a sua forma particular específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.” p. 22

        A psicologia entende por subjetividade “a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com