TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL É UM ESTUDO COM VIÉS MAIS INDIVIDUAL

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

        Psicologia social é um estudo com viés mais individual focado no próprio indivíduo. Embora a psicologia social trabalhe com o comportamento individual, e o desenvolvimento da subjetividade humana, é importante que se analise como se dá o processo do comportamento grupal, social, e a forma de como interagir com esses indivíduos, verificando como a convivência em sociedade interfere nos padrões de pensamento do sujeito.

        Seria como uma ponte da sociologia com a psicologia, assim podemos observar como um ambiente modifica um individuo e como esse individuo pode alterar o meio que vive. Analisando o comportamento do indivíduo em um contexto geral é possível atuar na intermediação de conflitos e assim trazendo uma melhoria nas relações sociais.

        Na década XX após o período de Guerra que a psicologia social tomou grande impulso como estudo científico, pois em 1920 o mundo estava abalado cheio de conflitos e crises, e tinha uma necessidade de preservar os valores e liberdade da sociedade. A psicologia social se instalou no Brasil com influências norte-americanas, tanto que até o primeiro livro lançado de psicologia social, tinha influência de um professor da universidade de Columbia. E em 1980 é lançada o ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social), um espaço para o intercâmbio entre estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, docentes e pesquisadores.

        A psicologia social tem como estudo as vertentes: psicologia social psicológica, psicologia social sociológica, psicologia social crítica. O propósito da psicologia social seria então como vimos até aqui, que é identificar os traços que ligam os indivíduos aos grupos. Todos os sujeitos tendem a ter comportamento distintos quando inseridos numa sociedade, e diferente de quando estão sozinhos.

O homem é o único animal que transforma a natureza e cria seu próprio meio em função dos objetivos que ele mesmo cria, tão logo o homem é cultural, mas isso seria tão bom como se fosse na teoria, pois o que adoece nossa sociedade é a ideologia do homem sobre sua própria cultura, onde apenas sua cultura tem seu valor. O próprio homem constitui a sociedade, e a própria sociedade se divide em classes sociais e a própria sociedade impõe o preconceito entre essas classes.

O problema que há na prática da justiça, é que causa um interesse nos profissionais da área. Acredita-se que a cultura vem se refletindo nos estudos e investigações da psicologia social, e isso faz com que os psicólogos sociais não tenham respostas referentes ao momento histórico em que vivemos.

O psicólogo social pode interferir na definição de políticas públicas, atuar juntamente a organizações comunitárias, entre outros.

Assim como Kurt também penso que a psicologia poderia auxiliar a atingir uma maior justiça e equidade no mundo, pois ele dizia que se queremos entender realmente algo que possamos tentar mudar isso. Mas isso seria mais efetivo se todos da psicologia e suas vertentes se unissem em um pensamento só, até mesmo pesquisas cientificas tem sua grande contribuição para conseguir tratar uma sociedade adoecida, e tentar ao menos torná-la melhor. Pois se uma pequena porção que está inserido na sociedade se propor a fazer acontecer a mudança, logo pode influenciar o meio, assim então o conjunto da totalidade. Pois ser psicólogo é mudar aquilo que não está funcionando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com