TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição do estudo das multidões a psicologia social

Por:   •  22/11/2016  •  Dissertação  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

A multidão está relacionada ao surgimento da Psicologia social como um conjunto de saberes e prática. Entendemos que alguns processos de investigações sobre as multidões levam a uma formação social especifica, que se caracterizam um determinado conjunto práticas que produz formas especificas consigo e com o mundo. Deste modo, a produção de saberes não está desvinculada sobre uma tecnologia política que expressa os jogos de verdade de uma determinada configuração social. Por tanto, os objetos de conhecimentos não são naturais ao contrário os objetos e a psicologia social surge através das condições, estratégias e virtudes em que determina os espaços sociais e opiniões públicas.

No livro “Opinião pública” do autor Walter Lippmann mostra o conceito:

“Aqueles aspectos do mundo que têm a ver com o comportamento de outros seres humanos, na medida em que o comportamento cruza com o nosso, que é dependente do nosso, ou que nos é interessante, podemos chamar rudemente de opinião. As imagens na cabeça destes seres humanos, a imagem de si próprios, dos outros, de suas necessidades, propósitos e relacionamentos, são suas opiniões públicas” (LIPPMANN, 2008, p.40) A característica deste conceito é o fator coincidência, diferente de outros que pressupõe uma construção coletiva via interação social.

Vejamos que o conceito de multidão varia de acordo com o problema, a multidão pode ser pensada em uma perspectiva individualizante e tomada como uma unidade, agrupada em torno de um líder que a controla ou pode ser entendida como uma multiplicidade que expressa à singularidade dos movimentos de resistência e criação. O fenômeno das massas foi o principal motivo que a multidão se tornou o principal objeto de investigação em diferentes campos do saber. Que trouxe a sociologia e psicologia como o estudo do comportamento humano. A multidão na atualidade está associada à ideia de redes virtuais e à experiência de um “ativismo interativo”, permite ver as formas e as estratégias de resistência presentes nos modos de subjetivação contemporâneos. Ao invés de tornar a multidão como um “agrupamento” considera-se como uma “multiplicidade em dispersão” capaz de criar alternativas singulares à lógica do capitalismo mundial. As atitudes da multidão na atualidade expressam algumas destas alternativas, que ajudam a estudar a Psicologia Social contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com