TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção e Sençasão THe OA

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 7

        INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo, a compreensão do mecanismo da sensação e percepação visual humana, através da deficiência  da personagem principal Prairie, da serie The OA, para isso em um primeiro momento faz-se necessário descrever o alguns momentos da  serie.

        ….......... COMPLEMENTAR AINDA.


        RESUMO :

        Quando criança residia com seu pai na russia, era orfã de mãe e seu pai era um empresário muito rico e temia que a mafia russa fizesse mal à sua filha.

        No primeiro dia de aula ela sofre um acidente, passando por uma experiencia de quase morte, perdendo sua  sua visão.  

        Como Prairie fica cega e seu pai teme por sua vida, a envia aos EUA para morar com a tia. Porém essa tia a coloca para adoção e um casal de americanos se encanta por ela e a adota.

        Já quando jovem, Prairie vai a Chicago a procura do pai biologico e é sequestrada, sendo mantida por 7 anos em um cativeiro, onde constantemente tinha sonhos com imagens. Durante o cativeiro, em uma nova experiencia de quase morte recupera sua visão. Ao ser libertada pula de uma ponte e vai parar em um hospital. Seus pais adotivos, a encontram e vão visita-la.

         Prairie, nunca  tinha visto eles, considerando que sua adoção se deu quando já era cega.

        Assim que seus pais chegam no quarto do hospital, ela fica apavorada, pois não os reconhece, seu medo somente é aliviado quando a mãe pega a sua mão de leva em direção ao seu rosto , momento em que ela a reconhece

        Pode dizer neste momento a personagem principal teve ativação do estimulo visual( sensação), no entando não conseguiu interpretar pois não havia registro de percepção sobre a face de seus pais.

        Para  entender o que se passou faz-se necessário compreender como funciona o mecanismo de sensação e percepção visual.

        

        SENSAÇÃO VISUAL :

        O sistema sensorial é composto por 5 sentidos básicos, visão, audição, paladar, olfato e tato, mas a capacidade sensorial humana vai muito além disso, sendo sensível também a estimulos como dor, pressão, temperatura, vibração etc.

        Neste trabalho, será abordado  o sentido visão .

        Especificamente no aparelho visual, a recepção dos estimulos se dá através dos olhos.

        Resumidamente, no fundo do olho fica uma fina camada de células nervosas chamada retina. Dentre as células que forma a retina destacamos os cones e os bastonetes. Essas células são responsáveis por receber o estimulo visual e transmitirem essa informação para as celulas bipolares, que transmitem para as celulas ganglionares que são responsáveis por um inicial processamento das informações recebidas pelos cones e bastonetes.

        Em seguida, a informação viaja pelo nervo óptico até as áreas do cerebro responsáveis pela organização, interpretação, análise e integração do estímulo visual.

         Assim considerando que sensação é a ativação dos órgãos dos sentidos por um estimulo, que pode ser definido como qualquer fonte de energia física que produz uma resposta em determinado órgão sensorial, supõe-se que a personagem basicamente  tem uma falha na recepção do estimulo visual. Seus olhos não são mais capazes de captar as fontes luminosas, assim não ocorre mais  a sensação visual.

        PERCEPÇÃO

        

        A percepção pode ser definida como o conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes dos estímulos ambientais, trata-se de  uma função psiquica.

        No mecanismo de percepção deixamos de lado nosso foco na resposta inicial a um estímulo (sensação) e nos voltamos a que nossas mentes compreendem desse estímulo. Vamos além dos estímulos que são apresentados e tentamos construir uma situação significante, com base no que sabemos sobre o mundo. Assim, organizamos pedaços e partes de um informação em um todo significativo, o que pode ser descrito nas lei da Gestalt da organização.

        De maneira geral, o principio predominante da Gestalt é a simplicidade, ou seja, se tivermos escolhas de interpretação, em geral optaremos pela mais simples.

        Especificamente a percepção visual, é o toda a sensação interior de conhecimento aparente, resultante de um estimulo ou de uma impressão luminosa registrada pelos olhos.

        A percepção visual é reconhecida como um processo construtivo, em que o mundo físico externo é organizado em representação de objetos, o que torna cada individuo único e exclusivo ao perceber uma imagem. Ainda que dois seres humanos dividam a mesma arquitetura biologica e genética, talvez aquilo que um deles percebe como uma cor ou cheiro, não seja exatamente igual a cor ou cheiro que o outro percebe. Isto ocorre devido a percepção, da apreensão de uma situação objetiva baseada em sensações, estar acompanhada de representações e frenquentemente de juizos.

        Assim, o processo de percepção une as informações recebidas pelos diversos órgão do sentido, integrando-as também com suas emoções, suas motivações, suas experiencias, suas adaptações etc.

        Enfim como  já relatado , após passar pelo mecanismo inicial da sensação, a informação viaja pelo nervo óptico até as áreas do cérebro(cortex visual) responsáveis pela organização, interpretação, análise e integração do estímulo visual (percepção).

                

        ANALISE DE SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO COM BASE PERSONAGEM PRAIRIE SERIE THE OA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com