TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Teórica Simples - Behaviorismo

Por:   •  10/6/2020  •  Exam  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO TEÓRICA

  1. Defina Terapias de Primeira, Segunda e Terceira onda, caracterizando cada uma delas:

Primeira Onda - Comportamental: a Primeira Onda surge na década de 40, inspirada nos estudos da análise comportamental e no trabalho de B.F Skinner. Nesta terapia, também conhecida como terapia análitico-comportamental, o terapeuta considera os sentimentos, atitudes, valores, pensamentos e afins, como variáveis dependentes das contingências. 

Contingência trata-se da relação entre a resposta (ou seja, um comportamento) e consequências (reforço ou punição). Então podemos afirmar que é uma relação de “Se…, Então...”. Por exemplo: Se eu me comportar, então poderei comer sobremesa.

A intervenção feita na terapia tende a focar na modificação das contingências, buscando no passado os fatores que desencadearam esse comportamento, que certamente é prejudicial, e o que reforça-o.

Segunda Onda - Cognitivista: A segunda onda tem seu início datado na década de 60, com o psicanalista Aaron Beck (criador das Escalas Beck) e é nesta geração que é dado uma ênfase nos pensamentos. Essa geração surge com a demanda de pacientes com depressão, onde a psicanálise não estava conseguindo ajudar esses pacientes de forma eficaz. Beck então desenvolve sua terapia, chamada de TCC, que passa a ver o comportamento como um resultado de um processo interno.

Essa terapia, além de eficaz com casos de depressão, também é extremamente eficaz em casos de ansiedade, TOC, entre outros.

Nesta onda, também há outros modelos para tratamento de outras psicopatologias, como terapia do esquema de Jeffrey Young para transtornos de personalidade, o TREC de Albert Ellis (modelo ABC), etc.

Terceira Onda - Contextual: é a onda mais atual dentre as três. Como seu nome diz, essa geração trabalha com o contexto, vendo o sujeito como um ser em movimento, que muda continuamente. Ela possui diversos modelos de intervenção, como mindfulness, Psicoterapia Analítica Funcional, Terapia Comportamental Dialética, etc. 

Nesta onda, trabalhasse questões como de autoaceitação e flexibilidade, compreendendo o ser como alguém único, inserido em um contexto.

  1. Qual a principal contribuição de Pavlov para o desenvolvimento do Behaviorismo?

Ivan Pavlov descobriu e desenvolveu a teoria do Reflexo Condicionado (também conhecido como condicionamento clássico). Sua descoberta acidental se deu com seu experimento com cães.

O chamado reflexo inato ou não condicionado é o que não é aprendido, mas faz parte do ser, como a salivação. Porém, a salivação do cão ao ver a comida, Pavlov denominou como um reflexo condicionado, da relação VER > COMER. A partir disso, Pavlov passou a estudar outros estímulos que poderiam induzir à salivação.

Então assim foi construído a Torre do Silêncio (uma câmara isolada) e passou a apresentar o seguinte estímulo ao cão: SOM > COMIDA e após diversas repetições, quando Pavlov somente tocava o som, era provocado a reação do cão de salivar. Junto da descoberta do condicionamento, verificou-se que a existência de um reforço era indispensável para o aprendizado.

  1. Quais as diferenças entre o Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical?

                     B. Metodológico                                                  B. Radical

Rejeitava Aspectos Subjetivos

Não rejeitava aspectos subjetivos, mas não havia interesse nesta variável

Ramo objetivo e experimental

Estudo de caso único em condições experimentais controladas

“Se..., Então...”

Estímulo - Resposta - Consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com