TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática do Aconselhamento Psicológico na Contemporaneidade

Por:   •  15/5/2019  •  Dissertação  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

“A PRÁTICA DO ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO NA CONTEMPORANEIDADE”

        Ao falar de aconselhamento psicológico, define-se o mesmo muitas vezes como uma relação de ajuda destinada a pessoas ditas “normais” (Robinson, 1950), com o objetivo principal de ajustá-las ao seu ambiente, promover a aprendizagem e que pode ser empregado para auxiliá-las em diferentes contextos, tais como emocionais, profissionais e educacionais podendo assim ter uma proximidade com as atividades clinicas em termo da oferta de ajuda e de uma escuta qualificada e atenta ao sofrimento do aconselhando .

        Nos dias atuais, o aconselhamento está muito voltado para a orientação profissional e de carreira. Visto que os jovens hoje em dia, possuem diversas dúvidas em relação ao que seguir, como seguir, dúvidas se estão tomando a decisão certa, nesse contexto é muito procurado o aconselhamento psicológico, para dar uma direção à aquele jovem, ou até mesmo para que ele tenha a plena convicção de que está fazendo a coisa certa sem que haja futuros arrependimentos. Assim, o conselheiro é procurado para auxiliar e fazer com que o aconselhando tome suas próprias decisões sem que seja influenciado por fatores externos ou pessoas a sua volta. O aconselhamento também é muito procurado para a orientação de uma pessoa que deseja enfrentar novos desafios em sua carreira, sobre quais direções tomar, se preparar para enfrentar aquele desafio que está por vir profissionalmente.

        O aconselhamento também pode ser uma ação de prevenção e educação no controle de estresse, ansiedade diante de situações que demandam mais a tomada de decisões por parte do indivíduo, como por exemplo a apresentação de reuniões, entrevistas de emprego ou até mesmo o surgimento de doenças. Nesta área a atuação do aconselhamento psicológico tem cada vez mais força, visto que nas instituições educacionais e organizacionais os indivíduos são cada dia mais cobrados para que tenham autonomia na tomada de decisões e saibam resolver os desafios que lhes são apresentados sem deixar que a ansiedade ou estresse tomem conta da situação.        

        O aconselhamento psicológico não é campo de diversidade, onde há diversas atuações, mesmo que seu trabalho seja completamente amplo, quando falamos de campos de atuação, não é algo muito trabalhado fora de instituições de ensino ou organizações. Mesmo diante destes desafios, este campo não deixa de ter uma grande importância para os indivíduos quando falamos nos enfrentamentos de suas adversidades.

        Dado o exposto, o aconselhamento psicológico é um campo de atuação muito significativo para os indivíduos, com seu foco voltado para as instituições educacionais e organizações atualmente, onde pode crescer cada vez mais e ampliar suas atuações.

REFERÊNCIAS

SCABORA, MARY. Aconselhamento Psicológico. Disponível em <https://scabora.com.br/atendimentos/aconselhamento-psicologico/>. Acesso em 08 abr. 2019.

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Aconselhamento psicológico: práticas e pesquisas nos contextos nacional e internacional. Rev. Subj.,  Fortaleza ,  v. 15, n. 1, p. 130-141, abr.  2015 .   Disponível em . acessos em  08  abr.  2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com