TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pré-História da Psicanálise

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Textos: Pré-história da psicanálise e A psicanálise

 

A partir da leitura do texto vol. XVIII e XX responda as questões abaixo.

 

  1. Explique o que é catarse.

Ela era vista como um caminho de cura emocional, através da hipnose era possível uma livre associação de ideias, para o campo da percepção oculta da mente humana na busca por respostas conscientes, seria possível limpar as emoções negativas.

A finalidade da ação terapêutica é a descarga dessa emoção com a volta de um acontecimento traumático esquecido, descarga que constitui a ab-reação ou catarse, para tratamento de doentes com sintomas atribuídos a histeria.

02.Explique por qual motivo Freud abandonou a hipnose.

As dificuldades e os limites encontrados na aplicação do método catártico que o incitaram a buscar meios mais eficazes para trazer à tona as lembranças patogênicas e a explorar novas técnicas. o tratamento catártico levava muito tempo e exigia total confiança no médico por parte do paciente para que a hipnose tivesse êxito.

Não há trabalho do analisante, ele não trabalha o que foi dito e pode gerar interpretação errônea.

 

  1. Explique como funciona a associação livre proposta por Freud.

Freud percebeu que se pedisse ao paciente para dizer livremente tudo o que lhe vinha à mente – método chamado de associação livre –, o curso espontâneo seguido por seus pensamentos lhe permitiria não apenas remontar às lembranças patogênicas até então reprimidas, como também identificar as resistências que se opunham a que o paciente encontrasse suas lembranças a fim de superá-las.

 

  1. O que são parapraxias para Freud?

Os sonhos e os erros [‘parapraxias’, tais como lapsos de linguagem etc.] de homens normais têm o mesmo mecanismo que os sintomas neuróticos.

O ato falho ou acidental torna-se equivalente a um sintoma, na medida em que é um compromisso entre a intenção consciente do sujeito e seu desejo* inconsciente.

  1. Explique a partir do texto a frase da p.291[...] os sintomas neuróticos são substitutos significantes de outros atos mentais que foram omitidos.

Observação fortuita que permite descobrir a causa ou, mais precisamente, o incidente que provocou pela primeira vez o sintoma histérico em um passado longínquo. acontecimentos ocorridos na infância e que provocaram posteriormente manifestações patológicas mais ou menos grave, pode-se considerar que os sintomas histéricos se devem a um traumatismo psíquico. Em seguida, o traumatismo psíquico e sua lembrança “agem como um corpo estranho que, muito tempo após sua irrupção, continua desempenhando um papel ativo”

 

06. Para Freud a vida mental considera 3 pontos de vista. Quais são eles?

 A psicanálise, no seu caráter de psicologia profunda, considera a vida mental de três pontos de vista: o dinâmico, o econômico e o topográfico.

        O ponto de vista dinâmico, a psicanálise extrai todos os processos mentais (independentes da recepção de estímulos externos) da ação mútua de forças, que ajudam ou inibem umas às outras, se combinam, entram em conciliações umas com as outras etc.

        Do ponto de vista econômico, a psicanálise supõe que os representantes mentais dos instintos têm uma carga (catexia) de quantidades definidas de energia, sendo finalidade do aparelho mental impedir qualquer represamento dessas energias e manter o mais baixo possível o volume total das excitações com que ele se acha carregado.

        Topograficamente, a psicanálise considera o aparelho mental como um instrumento composto, esforçando-se por determinar em quais pontos dele ocorrem os vários processos mentais.

  1. Quais as 3 pedras angulares da Psicanálise?

A teoria analítica baseia-se em três pedras angulares: o reconhecimento da resistência e repressão, da importância do instinto sexual e da transferência, constituem o principal tema da psicanálise e fundamentos de sua teoria.

  • Há uma força na mente que exerce as funções de uma censura e que exclui da consciência e de qualquer influência sobre a ação todas as tendências que a desagradam. Tais tendências são descritas como reprimidas. Elas permanecem inconscientes e se alguém tentar levá-las para a consciência do paciente provoca-se uma resistência.
  • Por motivos culturais, a repressão mais intensa incide sobre os instintos sexuais; mas é precisamente em relação com eles que a repressão mais facilmente falha, de modo que se verifica que os sintomas neuróticos são satisfações substitutivas da sexualidade reprimida.
  • Por transferência, peculiaridade marcante dos neuróticos. Eles desenvolvem para com seu médico relações emocionais, tanto de caráter afetuoso como hostil, que não se baseiam na situação real, mas que derivam de suas relações com os pais, o complexo de Édipo.

 

  1. Para Freud quais são os determinantes da neurose?

O termo é empregado para designar uma doença nervosa cujos sintomas simbolizam um conflito psíquico recalcado, de origem infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com