TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Aplicada Ao Direito

Por:   •  17/5/2023  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto De Educação Superior Raimundo Sá
Curso: Bacharelado Em Direito
Disciplina: Psicologia Aplicada Ao Direito
Docente: Ana Raila Arrais De Sousa

Discente: Marina Nogueira Gomes

RESENHA

REFERÊNCIA

EM NOME da razão: uma tragédia vivida pelos milhares de interno do denominado Hospital Colônia de Barbacena. Direção Hélvecio Ratton. Produção: Tarcísio Vidigal. Minas Gerais: Grupo Novo de Cinema,1979. Online (23.48 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch.Acessado em: 06 mai. 2023.

O documentário “Em nome da razão” é dirigido e produzido pelo mineiro Hélvecio Ratton, o mesmo, cursava o 4° ano de Psicologia e participava da Associação Mineira de Saúde Mental, já era um profissional do cinema e tinha também uma incursão pela economia. A fotografia é de Diliny Campos, a montagem por José Tavares Barros e o texto narrado, do psiquiatra Antonio Simone. A parceria deu-se com o Grupo Novo de Cinema e com a Associação Mineira de Saúde Mental. Esse trabalho só foi possível ser produzido pelos mesmos a partir de uma concessão de acesso ao hospital por parte da Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais em 1979.

A obra retrata a um marco na luta da reforma política de saúde mental, evidenciando a tragédia vivida pelos milhares de interno do denominado Hospital Colônia de Barbacena que na verdade era um hospício que infelizmente não era uma realidade isolada.  Todo o registro é extremamente forte desde ao som perturbador quanto a imagem em preto e branco, o local parecia mais um presidio, cheio de celas com grades e muros altos, paredes rabiscadas, pátios de banho de sol sem nenhuma condição de higiene e limpeza.

 A internação ocorria de forma involuntária e não era apenas de doentes mentais, mas de qualquer indivíduo que a sociedade considerava e denominava anormal como homossexuais, mendigos, alcoólatras, crianças e idosos abandonados e até mesmo pessoas que davam trabalho pra família eram descartadas. As cenas pareciam filme de terror, fazendo lembrar os campos de concentração, transmitiam dor e sofrimento tanto na voz quanto no olhar daquelas pessoas. Não havia objetivo de cura e recuperação, não havia um tratamento e sim um controle, pois até mesmo ao concluir o tratamento muitos continuavam internados, isso os que não chegavam a óbito devido as altas doses de medicação, tratamento de choque, lobotomia e as mais diversas más circunstâncias vividas lá.

Esse documentário foi um marco, contribuiu diretamente para a reforma psiquiátrica no Brasil, de início acreditamos que seja indicado para estudantes de Psicologia, mas cabe também aos estudantes de Direito que assim como eu para entendermos a lei de saúde mental precisa-se saber da história, da problemática que findou a criação da lei. Mas acredito que cabe ainda mais ser indicado e mostrado para todas as pessoas estarem cientes que de fato esse ocorrido aconteceu no nosso país, para não nos esquecermos e darmos mais valor e mais cuidado com quem realmente precisa de ajuda e para que toda essa tragédia não se repita com nenhum ser humano.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com