TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Hospitalar

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – PSICOLOGIA

Disciplina EIP / EEIP – Estágio Atuação Psicológica em Contextos de Atenção à Saúde / Psicologia da Saúde: Intervenções Clínico-Institucionais.

Nádia Caroline Catossi Florêncio

RA: 882086-4

Bauru

2013

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Humanas – Curso de Psicologia

Disciplina EIP / EEIP – Estágio Atuação Psicológica em Contextos de Atenção à Saúde / Psicologia da Saúde: Intervenções Clínico-Institucionais.

Questão

- Leia atentamente a situação-problema abaixo descrita e responda ao que se pede:

Em 2012 foi aberto um concurso público para psicólogos com vagas para a atuação no sistema público de saúde de sua cidade. Você foi aprovado e deverá exercer atividades relativas à intervenção psicológica diagnóstica e terapêutica a pacientes, familiares e equipes profissionais em diferentes instituições de saúde, mediadas por ações de promoção, proteção e reabilitação.

Inicialmente, você buscou conhecer a estrutura e a dinâmica das instituições locais, a saber: Unidades Básicas de Saúde, Hospitais Gerais e Clínica de Tratamento Dialítico. Agora é necessário elaborar propostas de trabalho adequadas a cada instituição.

A – Escolha uma das Instituições citadas acima e descreva detalhadamente sua proposta de atuação, definindo: (a) público-alvo, (b) objetivo, (c) método de trabalho e (d) base teórica.

HOSPITAL GERAL

Por publico alvo buscaria atingir além dos pacientes, os familiares e/ou responsáveis bem como a equipe multiprofissional.

Com o paciente o psicólogo promove mudanças, atividades curativas e de prevenção, diminui o sofrimento psíquico que a hospitalização e a doença causam ao sujeito.

O trabalho do psicólogo com os familiares é apoiando-os e orientando-os em suas dúvidas, angústias, fantasias e temores. Junto à família, o psicólogo deverá atuar apoiando e orientando, possibilitando que se reorganize de forma a poder ajudar o paciente em seu processo de doença e hospitalização. Não se pode perder de vista a importância da força afetiva da família. Ela representa os vínculos que o paciente mantém com a vida e, é, quase sempre, uma importante força de motivação para o paciente na situação de crise. Auxilia no estabelecimento de um vínculo saudável entre a equipe e a família.

A inserção do psicólogo no hospital gera qualidade, e amplia a promoção da saúde e a melhor qualidade nos atendimentos hospitalares. 

Por objetivo de atuação na Instituição Hospitalar teria a minimização do sofrimento que a hospitalização provoca nos indivíduos, afastando-se de uma psicoterapia clássica, calcada no setting terapêutico, pois a realidade ali apresentada não condiz (ANGERAMI CAMON, 2003).

A psicologia no contexto hospitalar atua para a melhor integração, e compreensão das diferentes práticas teóricas, minimiza os espaços entre as diversidades dos saberes, e lapida o cuidado à saúde e a prevenção de doenças. Assim é possível estabelecer as condições adequadas de atendimento aos pacientes, familiares e melhor desempenho das equipes de saúde no hospital.

O principal objetivo do hospital é o de cuidar da saúde, embora a morte, ou a dor também estejam presentes, o hospital é um local onde também se buscar cuidar do sofrimento.

B – A partir da elaboração deste projeto, você dirigiu seus esforços para a sua implantação, porém algumas dificuldades foram encontradas. Cite as principais dificuldades enfrentadas pelos psicólogos que atuam nesta área, de acordo com as suas leituras e experiência prática.

Boa parte da equipe de saúde ainda seria reticente à presença do psicólogo na instituição hospitalar, em que pesem as solicitações, demandas, encaminhamentos e interconsultas. São constantes as queixas dos pacientes quanto à demora nos resultados de exames, das cirurgias, refeições (pois devido ao quadro em que o paciente encontra-se a refeição é balanceada de acordo com o que é solicitado pelo médico), relatam a precariedade de material que acarreta na demora das cirurgias, fatos que, por si, prejudicam a aquisição de elementos essenciais para um trabalho de maior qualidade. Além da grande demanda para muitos vezes um profissional na área de psicologia.

Questão

- A tabela abaixo traz um resumo comparativo da atenção primária, secundária e terciária desenvolvida no Brasil demais países.

CANADÁ

INGLATERRA

USA

BRASIL

Atenção Primária

Muito bem estruturada, eficiente e eficaz. Suficiente.

Bem estruturada, eficiente e sobrecarregada.

Estruturada e sobrecarregada

Praticamente inexistente.

Atenção Secundária

Muito bem estruturada, eficiente e eficaz. Suficiente

Muito bem estruturada, eficiente e sobrecarregada.

Estruturada e sobrecarregada.

Mal estruturada, insuficiente e sobrecarregada.

Atenção Terciária

Muito bem estruturada, eficiente e eficaz. Suficiente:

 (1,92 leitos psiquiátricos por mil habitantes).

Bem estruturada, insuficiente e sobrecarregada: (0,58 leitos psiquiátricos por mil habitantes).

Estruturada insuficiente e sobrecarregada: (0,95 leitos psiquiátricos por mil habitantes).

Mal estruturada, insuficiente e sobrecarregada: (0,23 leitos psiquiátricos por mim habitantes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com