TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia No Sistema Prisional

Exames: A Psicologia No Sistema Prisional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 3

1) Considere a reportagem a seguir e responda o que se pede:

Fernandinho Beira-Mar manda matar, vende drogas e fatura 1,5 milhão de reais pormês mesmo de dentro de um presídio federal ?de segurança máxima?.

Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, não é um gêniodo mal nem um criminoso dotado de poderes sobrenaturais, mas faz o diabo no cubículo em que está encerrado na Penitenciária Federalde Catanduvas (PR). Sob as barbas do estado, planeja, determina e supervisiona a compra, a venda e a distribuição de centenas de quilos de cocaína e maconha por mês ? quando não está ocupado ordenando assassinatos, sequestros e rebeliões. Aos 43 anos, 15 dos quais passados na cadeia, Beira-Mar continua sendo o plenipotenciário líder do tráfico de drogas no país ? e aprova viva e debochada da incompetência do sistema penitenciário brasileiro.

RevistaVeja: 06/02/2011

A) Frente à crise no sistema penitenciário brasileiro, analise a condição psicossocial que nos encontramos como cidadãos.

B) Como o psicólogo atua neste cenário e quais dificuldades que ele enfrenta.

2) A questão da pena de morte vem à tona toda vez que nos encontramos em um estado de fragilidade da segurança pública. A insegurança aliada a constante e crescente violência faz com que:

A) A pena de morte seja uma medida constitucional válida.

B) Esta questão nem seja debatida pela mídia e pelo senso comum.

C) Tenhamos mais confiança nos dispositivos estatais de segurança.

D) Compreendamos a necessidade de uma reformulação no sistema penitenciário atual.

E) A pena de morte sirva como medida punitiva e restritiva para o exercício da violência urbana.

Caso

a) Frente à crise no sistema penitenciário brasileiro, analise a condição psicossocial que nos encontramos como cidadãos.

R. Como cidadãos, todos nos sentimos inseguros por causa da fragilidade do sistema penitenciário pelo fato de sabermos que mesmo sem a “liberdade de fato”, de dentro das penitenciárias se planejam assaltos, assassinatos, tráficos, entre outros. E com base nisso é possível concluir que o que a penitenciária deveria gerar: a ressocialização, regeneração, a formação de uma pessoa melhor, não acontece de fato.

b) Como o psicólogo atua neste cenário e quais dificuldades que ele enfrenta.

R. Com a atuação do psicólogo dentro do sistema prisional procura-se promover mudanças em relação às pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade, e também de todo sistema. Essa atuação visa tornar o sistema penitenciário mais eficiente e eficaz na resolução de seus problemas e na regeneração do indivíduo. As dificuldades maiores que se podem enfrentar são a falta de estrutura e a fragilidade do sistema.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com