TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Personalidade

Por:   •  15/9/2017  •  Seminário  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  1.237 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

Introdução 2

I. Psicologia da personalidade. 3

1.1. Conceito. 3

1.2. Estrutura. 3

II. Factores gerais que influenciam a personalidade 3

2.1. Influências hereditárias: 4

2.2. Meio social: 4

2.3. Experiências pessoais: 4

III. Teorias da personalidade 4

3.1. Teoria psicanalítica de Freud. 4

3.2. Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. 5

3.3. Psicologia individual de Alfred Adler. 5

3.4. Psicologia humanista (Abraham Maslow e Carl Rogers). 5

IV. Distúrbios ou transtornos da personalidade. 6

4.1. Sintomas de Transtorno de personalidade. 6

4.2. Os principais distúrbios da personalidade. 6

V. Avaliação da personalidade (testes projetivos; testes objectivo). 7

5.1. Testes projetivos. 7

5.2. Testes objetivos. 7

Conclusão 8

Bibliografia 9

Introdução

Este trabalho é da cadeira de Psicologia Geral com o tema “Psicologia da Personalidade”, procuraremos com o mesmo abordar alguns conceito em seu torno e sua estrutura, enunciaremos os factores que influenciam a sua formação e evolução da pessoa: hereditariedade, meio social e experiência pessoal.

São focadas as concepções mais marcantes na psicologia, relativamente às diferentes orientações do pensamento e seus autores. Por serem consideradas as linhas mestres da psicologia, centralizamos o nosso estudo nas teorias de Psicanalise de Freud, psicologia analítica de Jung, psicologia individual de Adler e na psicologia humanista de Maslow e Rogers.

Será feita uma pequena abordagem sobre os distúrbios da personalidade e sobre a avaliação da personalidade na base dos testes projetivos e objetivos.

O trabalho tem como objectivo dar um conhecimento no concernente a personalidade humana baseando-se em diversos pensamentos.

Para uma boa apreciação dos conteúdos iremos estrutura-los em capítulos, subcapítulos e páginas.

I. Psicologia da personalidade.

1.1. Conceito.

A psicologia da personalidade é uma área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento.

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.(DAVIDOFF).

Ela pressupõe a possibilidade de um individuo se diferenciar, ser original e ter particularidades. É estruturada tendo como base as diferentes condutas e regras ou códigos definidos e aceitos como disposições dos indivíduos.

1.2. Estrutura.

A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta.

Para Freud, o comportamento é resultado de três sistemas que são o Id, o Ego e o superego.

O Id é inato e regido pelo princípio do prazer, exige satisfação imediata dos impulsos, sem levar em conta as consequências indesejáveis.

O ego é uma evolução do Id, pois apesar de conter elementos inconscientes como o Id funciona muito mais a nível consciente e pré-consciente, dessa forma, comandado principio da realidade, o Ego cuida dos impulsos do Id e muitos dos desejos acabam não ser satisfeitos, mas sim reprimidos.

E o superego contém ideias derivadas das derivadas dos valores familiares e sociais, por isso é um sistema parcialmente consciente que serve como censor das funções do ego, de onde derivam sentimentos de punição, medo e culpa. Deste modo podemos afirmar que o Id é componente biológico, e o Ego é psicológico e o superego é social da personalidade, e jutos trabalham sob a liderança do ego. (Teresa Castelão, princípios da psicologia, pg272-273)

II. Factores gerais que influenciam a personalidade

A personalidade é um fenómeno complexo que resulta de vários factores mas neste trabalho iremos destacar 3 que são os principais: a hereditariedade, o meio em que se vive e as experiencias pessoais. (Raúl Mesquita).

2.1. Influências hereditárias: o padrão genético estabelecido no momento de conceção, influencia as características da personalidade que uma pessoa desenvolvera;

2.2. Meio social: a família, escola, amigos, grupos de pares, cultura a que se pertence, meios de comunicação social entre outros, desempenham um papel determinante na construção da personalidade;

2.3. Experiências pessoais: ocorrências e acasos, como morte de familiares ou amigos, experiências amorosas bem ou mal sucedidas, violação, divórcios, satisfações, frustrações, mudança de terra, ou uma doença grave, são experiências de vida que marcam a personalidade de quem as vive. A cultura de que fazemos parte influencia a personalidade de cada um.

III. Teorias da personalidade

As teorias da personalidade desempenham um papel importante na psicologia da personalidade. Muitas surgiram em ambientes clínicos, de esforços para entender e tratar pessoas com problemas psicológicos.

3.1. Teoria psicanalítica de Freud.

“Para a psicanalise em geral, a personalidade é formada por acumulação de experiências por que o individuo passa ao longo de toda a sua vida”. (Teresa Castellão, princípios de psicologia, pg272).

A psicanálise de Freud deu uma forte contribuição para o desenvolvimento da psicologia ao afirmar que para além do comportamento, há um inconsciente.

Trata-se de um processo terapêutico das perturbações da personalidade e explica também a estrutura psíquica da vida metal e afetiva. Esta teoria é composta por grandes concepções: o consciente, pré-consciente e inconsciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com