TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Adolescente

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

Lorena Mendes Moreno

Psicologia – UNIACADEMIA

Psicologia do Adolescente
Prova

_____________________________________________________________________________

  1. Durante a latência, diríamos que o Supereu atua como uma membrana impermeável que impede a passagem direta do pulsional. O que ocorre nesse período na vida do sujeito? (Valor 10 pontos - Máximo de 15 linhas para a resposta.).

A palavra latência é definida por aquilo que não se manifesta no exterior, ou seja, é algo que se encontra escondido/subjetivo. Sob essa perspectiva, a fase da latência ocorre após a inserção da lei na vida do sujeito com o desenvolvimento do Complexo de Édipo e da castração. Por conseguinte, o Supereu se manifesta e o indivíduo inicia o processo de entendimento dos princípios de realidade, tais como a culpa e a noção de regras. Nesse período, a ordem pulsional (pulsão sexual – sexualidade) ocorre através da sublimação, uma vez que transpõe o prazer do corpo/energia libidinal para atividades externas. Segundo essa ótica, o interesse é depositado em atividades intelectuais, lúdicas e nas relações sociais. Também é desenvolvido o discernimento da realidade com a fantasia, e é a partir disso que o sujeito aprende a lidar com suas emoções e sentimentos, passando, assim, a se identificar com seus pais e educadores. Dessa forma, esse período é vivenciado sendo moldado pela falta de algo que se encontra no inconsciente até o início da puberdade.

  1.  " O adolescente vive em constante busca de sua identidade ("Quem sou Eu"), de sua independência ("Ninguém manda em mim"), e de sua importância afetiva ("Sou afetivamente importante para alguém"). Discorra sobre esses momentos da adolescência. (Valor 15 pontos - Máximo de 15 linhas para a resposta.).

A individualização é caracterizada como o somatório de alguns fatores que influenciam na formação da personalidade do indivíduo. Esse processo se dá a partir do amadurecimento genital, da evolução libidinal, da interação dos processos psicológicos básicos e da ideia de figuras parentais totalmente internalizadas. Nessa ótica, esse período é denominado como “Síndrome normal da adolescência”, no qual as mudanças físicas e cognitivas geram um conflito interno no sujeito, que começa a experimentar o luto pelo corpo infantil perdido e busca incessantemente entender a ideia de si mesmo e de sua identidade. Dessa forma, o adolescente vivencia experiências apropriadas para aquele momento alternando os tipos de identidade (transitória, ocasional e circunstancial) com o propósito de atingir uma identidade independente. A uniformidade, dupla identificação em massa, evolução sexual, atitude social reivindicatória e a separação progressiva dos pais fazem parte dessa etapa, o que explica alguns comportamentos vistos como “rebeldes” ou de chamar atenção. Assim, é essencial uma compreensão e reafirmação dos adultos cuidadores de que o sujeito é importante e amado.

  1. "Obrado de Clarice Lispector nos coloca diante do epicentro dos recorrentes espetáculos da violência. Pode-se dizer que a violência, e seu correlato, a segurança pública, têm sido a tônica das discussões no campo das políticas públicas, da mídia e da vida cotidiana nos umbrais do século XXI. Nunca se falou tanto em violência e, provavelmente, afora os ciclos de guerra, nunca se alardeou tanto seus impactos negativos no âmbito das cidades e das relações sociais."  O que se pode afirmar sobre esse contexto, na vida dos adolescentes e de seus pais? (Valor 15 pontos -Máximo de 15 linhas para a resposta.).

A fase da Adolescência é vivenciada de forma muito intensa pelo indivíduo, em virtude de que seu objetivo é alcançar sua verdadeira identidade. Nesse contexto, suas condutas funcionam como sintoma social visto que nesse período seu maior conflito é lidar com o vazio provocado pelo distanciamento de seu Eu e Supereu. Sendo assim, seus comportamentos se direcionam ao oposto de tudo que é lei, principalmente em relação as figuras parentais. Desse modo, na tentativa de vencer a relação paterna (limites) e preencher esse vazio gerado, a tendência grupal facilita o papel psicopático normal do adolescente (desafetos, desobediência e falta de responsabilidade). Como sua identificação está voltada exclusivamente para aquele grupo, o sujeito tem ações que não teria coragem de manifestar sozinho, sendo ela positiva ou negativa. Logo, ele vai em busca de algo fora do contexto/normal, e assim, encontra um ambiente de delinquência, violência e “tentador”.  No entanto, os pais devem auxiliar no processo de independência acolhendo e ouvindo, sem violência. Mostrando, de forma firme e clara, que todas escolhas tem uma consequência a ser assumida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com