TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital

Por:   •  21/5/2020  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital

Aluno: André Wellington G.S.Miranda

T2173E6

Entende-se por psicologia do desenvolvimento, a capacidade de responder perguntas sobre competências dos indivíduos que   vão se diferenciando ao longo da vida. Enfoca seus estudos nas mudanças e nas consistências, na universalidade e na individualidade, buscando assim, um entendimento sistemático da sequência de mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e seus desdobramentos ao longo do ciclo vital.

A psicologia do desenvolvimento do ciclo vital se caracteriza como um ramo que tem a finalidade de estudar a interação dos processos físicos e psicológicos e as etapas de crescimento, a partir da concepção até ao final da vida de um sujeito.

Trata-se de um conjunto de fases da vida onde o indivíduo realiza uma série de transições e de superação de provas e crises. Desenvolve-se através de um método de socialização mediante o contato com outros seres humanos passando por diferentes etapas do ciclo da vida: a infância, a juventude, a maturidade e a velhice. Entender que a idade ou do grupo de idades sempre foram elementos importantes para a identificação social, pois ela está se modificando com o passar do tempo, concretizando através dos ciclos da vida, que geram estatutos e funções diferentes para os indivíduos.

Alguns fatores como a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio do indivíduo, influenciam diretamente no processo de desenvolvimento

Por tanto, analisar o ciclo vital significa admitir que o desenvolvimento humano acontece durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que acontece antes e vai afetar o que virá depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com