TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Educação Especial

Por:   •  13/11/2022  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA FACULDADES POÇOS DE CALDAS

ANDRÉA APARECIDA DE ASSIS SOUZA

ATIVIDADE DISCURSIVA

Psicologia e Educação Especial

José tem cinco anos e ainda não conversa muito com os seus pais, apresenta dificuldade para manter contato visual quando lhe chamam pelo nome, não brinca com os seus brinquedos e apresenta alguns comportamentos repetitivos, como girar a rodinha do carrinho. Sua professora solicitou que a mãe realizasse uma avaliação para verificação de tais comportamentos. Assim, os pais agendaram uma avaliação com uma equipe multidisciplinar. No momento da confirmação do diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), a psicóloga foi a responsável por comunicá-lo à família.

Quais conhecimentos podem contribuir para uma revelação que provoque menor impacto negativo aos pais de José?    

Em conformidade com o Portal PEBMED,  portal de atualização em Medicina no Brasil, o   transtorno   do   espectro   do   autista   (TEA)  relacionasse a    um   transtorno      do desenvolvimento   neurológico.   Caracteriza-se por   sinais   e   sintomas   que   compreendem   dificuldade   em   se   comunicar, dificuldade   de   interação   social   e   por   grande interesse   por   movimentos   repetitivos      A   gravidade  varia de pessoa para pessoa,   podendo  haver   peculiaridades  de   acordo   com  a subjetividade do indivíduo.  O prognóstico é  de acordo com  possíveis intervenções, por isso,   profissionais   e   familiares   devem   estar   preparados   para   realizar   intervenções  corretas objetivando sempre a autonomia do indivíduo.

Sendo  assim,  o   ideal  é  que   a  Psicóloga   tenha amplo conhecimento  sobre   o  transtorno e   esclareça   as   dúvidas   dos   pais,   tranquilizando-os   de   forma   que,   possam   juntos, encontrar     terapias   para   que o paciente   evolua   e   possa   se   desenvolver   no decorrer do processo.

O   papel   do Psicólogo     é      extremamente   necessário nesse contexto,   tendo   objetividade   e coerência   no   momento   da   comunicação,   pois   os   pais   nunca   estão   preparados   para este tipo de notícia.

Assim, a propriedade com que aborda o assunto,    tranquilidade que transmite    e  a disposição para caminhar junto com certeza farão a diferença nesse momento.

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com