TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Psicologia Social

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Lane, S. T. M. (1981). O Que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense 2006.

PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL

Sílvia T. Maurer Lane, formada em filosofia na USP em 1956, é presença marcante, por questionar a teoria e a prática da Psicologia Social no Brasil e na América Latina.Sua jornada na Psicologia iniciou-se em 1960 como professora de psicologia social e personalidade na PUC São Paulo e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento.

No livro o que é psicologia social,o tema “Psicologia e psicologia social”, baseia se,no estudo do comportamento, seja ele consciente ou inconscientes,nas condições ambientais e em suas características únicas.Dentre as condições ambientais podemos citar a questão da aprendizagem/reforço/punição, em que contribui para determinados comportamento decorrentes.

A psicologia se preocupa sobretudo com os comportamentos que individualizam o ser humano. Sílvia Lane diz, todo ser é único, com suas experiências e vivências, até mesmo aqueles que geneticamente são idênticos tem suas próprias peculiaridades.

Já a psicologia social tem como fundamento a relação do comportamento do sujeito socialmente, em consequência do seu contexto histórico social. As influencias do contexto histórico são atribuídas pela obtenção da linguagem, que atravez de grupos sociais, cultura e valores, definem a visão de mundo , assim ações, sentimentos e emoções decorrentes. As leis gerais da psicologia dizem que se aprende quando reforçado, mas vai depender da historia de vida do individuo.

A autora fez uma clara colocação sobre indivíduo e sociedade e o que o torna um ser social, exemplificando, impulsionando reflexão crítica e discussão teórica sobre o assunto. O texto vem para demonstrar o estudo da psicologia social e busca entender como o humano se comportar nas suas interações sociais, e é indispensável para jovens universitários do curso de psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com