TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Publicidade

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia e Publicidade

Embora sejam áreas distintas, a Psicologia e a Publicidade estão diretamente ligadas uma a outra. A Publicidade busca a cada dia mais estar preparada e desenvolver de forma eficaz, explorando as ideias e os segmentos que mais atraem ao público. E para isso a Psicologia está presente, para buscar este estudo e entendimento aprofundado do comportamento humano, visando o consumo.

Com a expansão dos meios de comunicação, como televisão e computador, surge a necessidade e a oportunidade da Publicidade se aproximar do público alvo, individualizando e promovendo a comoção, para que assim, o consumista seja tocado. Com este grande impacto que os meios de comunicação adquiriram, uma revolução das práticas publicitárias teve início. 

Os aspectos levantados são como exemplo, o que leva um consumista a escolher tal produto e não outro. O que é propagado e o que passa a não ter relevância, quais são os aspectos que resultam num número maior de consumidores. E como a psicologia pode estar envolvida na questão da escolha.

A publicidade não se limita apenas aos meios mais influentes de comunicação, mas também, a maneira expor os produtos nas vitrines, a cor e o tamanho das embalagens, o preço dos produtos, a forma de fala... Tudo o que chame a atenção do público e que os atraiam são usados pela publicidade.

Por isso, buscamos sempre produtos diferentes que se adaptem aos nossos jeitos e esse desejo de ser diferente, é o meio de atuação da psicologia na publicidade. Ao serem estabelecidas essas diferenças individuais, surgem paralelamente outros conceitos.

Mecanicista: Com base na psicanálise, visa a repetição por meio de slogans e músicas. Essa reiteração visa uma consequente reação de compra.

Persuasiva: Coloca seus produtos acima dos concorrentes. Atribuindo qualidades, características específicas, promover como o melhor. Alimenta-se principalmente da criatividade.

Projetiva: Visa os modelos, as culturas e os estilos de vida dos indivíduos. Costuma apresentar produtos que correspondem aos interesses ou às opiniões desses indivíduos.

Sugestiva: Nutre-se de técnicas psicanalíticas para sondar o mais íntimo do ser humano. Direciona seu foco para a ansiedade, o medo, a angústia ou o estresse do consumidor para poder atraí-lo por meio da criação de um “produto mágico”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com