TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Publicidade e Psicologia

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

A publicidade e a ética na psicologia.

Visão ética.

Por ser um profissional da área da saúde, o psicólogo enfrenta algumas dificuldades na área de propaganda, promoção e divulgação de seus serviços que não estão presentes em outras áreas profissionais.

Muitas das técnicas de marketing acabam sendo “proibidas” (mesmo que indiretamente) pelos conselhos Regional e Federal de Psicologia, que obviamente visam a integridade da atuação profissional assim como o bem-estar e saúde mental do público.

Dentro da legislação, é permitida ao psicólogo a divulgação de seu nome, formação, características de seu trabalho (exercício) e de práticas psicológicas: desde que o mesmo esteja qualificado e que as mesmas sejam reconhecidas pelo conselho – como é o caso do teste HTP, por exemplo.

Partindo desse pressuposto, em que qualquer atividade que enalteça o trabalho do profissional específico é vedada, a competitividade do mercado de trabalho acaba sendo atingida, já que ocorre um “nivelamento” entre os profissionais, todos se encontram numa posição misteriosa, que não garante efetividade e que não divulga “resultados”- já que o objeto deste trabalho é o próprio ser humano, repleto de subjetividades e contextos que variam ao infinito, cabe ao cliente/paciente em primeiro lugar a noção da existência da profissão, em seguida da utilidade e funcionamento da ciência psicológica e por fim daquele profissional em específico, fato que geralmente se dá por indicações ou por proximidade.

Com isso, o psicólogo encontra-se em uma posição em que precisa construir uma rede social e profissional abrangente, que possa “pegar” esses indivíduos que busquem atendimento psicológico, sem comprometer nem o sigilo nem a integridade dos indivíduos que já atendeu e que possivelmente virá a atender.

Diante dessas situações, muitos psicólogos acabam não divulgando o seu trabalho, por medo de descumprir alguma norma.

Um exemplo de dilema ético: o site zenklub.com.br (que também possui formato de aplicativo) fornece o trabalho de “psicólogos, terapeutas, psicanalistas e coaches” e disponibiliza os comentários de seus “clientes” que são majoritariamente positivos. A princípio não existe nenhuma transgressão específica, a atuação dos profissionais se encaixa na área de terapia online - assunto que por si só já é polêmico, como é o caso do aplicativo Fala Freud, entre outros - entretanto, não é preciso o total conhecimento da Resolução CFP Nº 11/2018 que aborda a prática. No site é possível ler sobre assuntos como fobias e depressão com guias de causas, diagnóstico e tratamento, além de um teste online para depressão, disponibilizando ao público informações potencialmente prejudiciais e recomendando atendimento profissional apenas após fornecer tais dados, em meio à soluções “práticas” como fazer exercício, se alimentar melhor e etc. Na página inicial são exibidos “pacotes” que o cliente pode comprar com número fechado de sessões, com especialistas de valores diferentes e previstos, descumprindo duas cláusulas do código: ao prever o tempo de tratamento (pacote mensal que pode ser mais ou menos do que a necessidade do atendido) e ao comparar o preço de profissionais, dando a entender que um profissional de “até R$ 120,00” é mais capaz ou eficiente que um profissional de “até R$ 80,00”. Caso não deseje adquirir um pacote, o indivíduo interessado pode também procurar um profissional por consulta, já que o site possui uma área que apresenta os profissionais e disponibiliza a agenda dos mesmos, porém, novamente, o valor da consulta é divulgado e utilizado tanto como chamariz como para comparação entre os próprios cadastrados, possuindo, inclusive um filtro para valores, tipo de especialista e motivo. Na área de “perguntas frequentes” o site responde que os profissionais possuem cadastro no CRP, mas não fala sobre as transgressões ao código feitas pela plataforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com