TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia em Instituições Medicas

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do século XIX, gradativamente, a psiquiatria e a psicologia foram se delineando, e cada uma foi definindo seu espaço.

Isso ficou mais claro com a criação de laboratório psicológicos nas instituições psiquiátricas.

Com as preocupações com a higiene, na área da medicina geral, inicia-se também os estudos e pesquisas da higiene mental, relacionados à psicologia.

No Brasil, na virada do século, com uma política que deseja ingressar no processo de industrialização, sendo interessante a ordem urbana, os asilos são usados para excluir do convívio social os que não se adaptam às normas, sendo incluído até os indivíduos engajados nos movimentos sócias.

Acreditava-se na teoria da degenerescência aonde a doença psíquica viesse de uma herança genética.

Com a criação de hospícios, como o Juquery, os indivíduos que não se enquadravam eram excluídos socialmente, medicados, como se o tratamento fosse a favor do louco e não contra ele. Assim, os hospícios vão abandonando a preocupação com a loucura individual em favor a um interesse de ordem social e de controle da força de trabalho.

No Juquery não houve contribuição direta para a área da psicologia, dando ênfase à área da psiquiatria, porem sua maior contribuição foi de marcar mais nitidamente as fronteiras entre as duas áreas. As terapias usadas nessa entidade eram banhos frios e quentes, malarioterapia, traumaterapia, laborterapia e terapias medicamentosas.

Após a proclamação da república o hospital nacional dos alienados, administrado pelo estado, passa expor inúmeros problemas, até ser administrado por Juliano Moreira que incluiu fundamentos psiquiátricos mais coerentes, tratando a loucura do ponto de vista médico.

Nesse hospício surge o vínculo com a psicologia, criando-se laboratório psicológico, gerando produção de conhecimento psicológico.

Na década de 10, foi fundado a Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, que foi transformado em instituto de psicologia, subordinado ao ministério da educação e saúde e depois incorporado a universidade do Brasil. A psicologia passa a ter papel fundamental no tratamento das moléstias mentais, vista como um campo próprio de conhecimento.

A partir daí surge os testes para fins de seleção e orientação profissional, trazendo novas contribuições da área psicológica, que penetra no interior do processo produtivo do país.

A Liga Brasileira de Higiene Mental tornou obrigatória a presença de gabinetes de psicologia junto as clinicas psiquiátricas.

Com o movimento psiquiátrico de Recife liderado por Ulisses Pernambucano, que distanciou a psicologia da psiquiatria organicista, abolindo com os calabouços e as camisas de forças.

Pernambucano criou a “Escola para Anormais”, que passou a ser dirigido pela APAE.

Medicina Legal, Psiquiatria Forense e Criminologia integram a Psiquiatria ao Direito, mas a psicologia nesta época, continua a ser pertinente à psiquiatria.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com