TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: METODOLOGIA DE ENSINO EM PSICOLOGIA MÉDICA E ATENÇÃO INTEGRAL AO PACIENTE

Por:   •  10/11/2019  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Com o intuito de sanar dúvidas frequentes apresentadas pelos alunos no curso de Medicina quanto aos aspectos humanos do paciente, é ministrado pelos autores uma técnica criada para a disciplina de Psicologia Médica que consiste fundamentalmente em três passos:

1. Ao longo do curso, abordar temas relacionados a entrevista clínica

2. Criar um roteiro de entrevista que não prenda o entrevistador, porém lhe fornece uma base

3. Os alunos executam relatórios sobre a prática relacionando a teoria aprendida ao longo do curso.

Os autores ressaltam a importância de conhecer fundamentalmente o paciente, além dos sintomas apresentados por ele já que a doença se apresenta no determinado contexto histórico psíquico e social, sendo que raramente os sintomas são alheios a isto. O uso adequado das técnicas de entrevistas apresentados na parte teórica da disciplina, como por exemplo o silêncio funcional, permite estabelecer uma relação de confiança com o paciente. No campo da psicologia médica, é possível apontar as possíveis relações do paciente com o processo de adoecimento, e é importante questionar: Como a equipe de saúde pode ajudar este paciente?

Um exemplo citado pelos autores é o caso de Joãozinho, que tinha sofrido um atropelamento e se encontrava no hospital para a sua terceira cirurgia no pé. Joaozinho relatou o sonho em que era atacado por um Urubu, e diz que sentiu muito medo dele. Mais tarde, a equipe descobriu que seu pai foi expulso de casa recentemente por agressão, e havia o ameaçado coincidentemente, no mesmo dia fora atropelado, sendo assim, estabelecia uma relação de transferência entre pai – urubu – equipe médica, logo ele apresentava resistência com os procedimentos, e como forma para ajudar, a equipe médica passa a pedir permissão para o toque em seu corpo, e lhe contar o que será feito.

Para a execução do relatório pelos alunos, existem algumas instruções apresentadas pelos professores:

1. Escrever os dados fornecidos pelo paciente em forma de narrativa

2. Relacionar a teoria com dados não verbais

3. Fazer uma autorreflexão

Assim, é possível que o profissional faça uma reflexão para atribuir algum significado a situações de vida dolorosas, fazendo uma anamnese para comunicação com os colegas. Após isso, é feita a avaliação do professor. A técnica foi aplicada há cinco anos, e resulta na sensibilização dos alunos de medicina a escutar as demandas psíquicas e emocionais do paciente, além de trata-lo apenas como um sintoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com