TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia ou as Psicologias

Por:   •  21/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

1° Defina Psicologia

É a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. A melhor forma de explicar, seria dizendo que a psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que sustenta, o que finaliza e seus processos mentais, que passam pela: sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência. Portanto, trazendo como matéria prima principal o ser humano em todas as suas expressões, dentre elas às visíveis (o comportamento), as invisíveis(sentimentos), as singulares (por que somos os que somos), e as genéricas (por que somos todos assim), é o ser humano-corpo, o ser humano-pensamento, ser humano-afeto, ser humano-ação, e tudo isso se sintetiza no termo subjetividade.

2° Cite as principais áreas do conhecimento e destaque a importância de cada uma delas.

As principiais áreas do conhecimento são 5, dentre elas:

O senso-comum que é a opinião ou o conhecimento que temos de determinado assunto, e que vai passando de geração em geração.

A ciência é conhecimento verificado e objetivamente tornando -se válido para todos, pois busca, investiga e procura esclarecer a realidade.

A filosofia questiona sobre a origem e o significado da existência humana.

A religião é conjunto de pensamentos sobre origem do homem, mistérios e princípios morais.

A arte retrata o conjunto de emoções e a sensibilidade, do homem pré-histórico ao atual.

3° Fale sobre a relação entre psicologia, ciência e senso-comum.

A relação entre elas seria o objeto de estudo, que é o ser humano, pois a psicologia estuda o comportamento, a ciência buscar resolver os problemas e o senso-comum é o conhecimento acumulativo de experiencias vividas.

4° O que é ciência? Quais as suas características?

A ciência é o conjunto de conhecimentos sobre os fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, tem como característica a forma de como o conhecimento deve ser obtido de maneira programada, sistemática e controlada para ter uma validação. Para um avanço é preciso negar, reafirma, para descobrir novos aspectos, assim como característica principal a objetividade.

5° Fale sobre a psicologia cientifica considerando sua diversidade teórica.

A psicologia cientifica busca sobre os fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, onde supera o conhecimento espontâneo do senso-comum, abordando os processos mentais com base em diferentes perspectivas como afetiva e cognitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com