TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopatologia em Divertida Mente

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 2

A PSICOPATOLOGIA EM DIVERTIDA MENTE:

DESCRIÇÃO PSICODIAGNOSTICA DE TRISTEZA

Luan Martins e Miqueias Gurgel

SINOPSE DO FILME “DIVERTIDA MENTE”:

Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza que são manifestas em diferentes personagens dentro do longa-metragem.

EXAME DO ESTADO MENTAL(EEM) DA TRISTEZA:

Paciente apresentou autocuidado, mostrou-se desajeitada, apática, bradilalia, discurso aflito, monótono e com tempo de reação lento, humor triste, autodepreciativo, afeto hipotímico, choroso, gravemente deprimido, congruente com o humor, bradipsiquismo, auto e alopsiquicamente orientada, estado de memória preservado, ausência de alterações senso-perceptivas, integração das funções psicomotoras, insight emocional verdadeiro e inteligência aparentemente dentro da média clínica.

HIPÓTESE DIAGNOSTICA:

Transtorno depressivo persistente (distimia) grave com episódio depressivo maior persistente e com características melancólicas.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL:

Transtorno depressivo maior - Paciente apresenta humor depressivo e mais de dois sintomas que se perduraram por dois anos e que satisfazem critérios para um episodio depressivo persistente, neste caso diferenciando-se de transtorno depressivo maior pela durabilidade dos sintomas.

Transtorno depressivo, bipolar ou relacionado a outra condição médica - Caso a paciente apresentasse perturbação do humor como consequência de um efeito fisiopatológico devido a uma condição médica específica, o diagnóstico de transtorno depressivo persistente não seria realizado, mantendo-se o de transtorno depressivo, transtorno bipolar ou relacionado a outra condição médica.

Transtorno depressivo ou bipolar induzido por substâncias/medicamentos - A diferenciação destes transtornos para o transtorno depressivo persistente ocorre quando uma substância (droga de abuso, medicamento) está etiologicamente relacionada à perturbação do humor.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre: Artmed.

DIVERTIDA Mente. Estados Unidos da América: Pete Docter, 2015. Color.

Sadock, B.J & Sadock, V.A.(2017). Compendio de Psiquiatria. (11 ed.). Porto Alegre: Artmed.

1Atividade regular apresentada como parte da avaliação intermediária da disciplina Psicopatologia II (CFCH429), do curso de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal do Acre. Entregue ao docente no dia 15/04/2019, a fim de composição para a avaliação de N1 01/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com