TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Abordagens Psicanalíticas no filme Divertida Mente

Por:   •  29/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  2.238 Visualizações

Página 1 de 3

Neste trabalho será feita uma análise das abordagens psícanaliticas no filme "Divertidamente Mente", lançado em 2015 pela Pixar Animation Studios.

HISTÓRIA DO FILME

Divertida Mente aborda a mente de uma menina de 11 anos, Riley, que até o começo da história teve uma vida estável ao lado de pais em Minessota. No universo retratado, a mente de Riley, vai se compondo a partir das experiências vividas e das marcas que as mesmas vão deixando. No comando de sua mente - e na de todos ao seu redor - estão cinco sentimentos, que são: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho. Cada experiência pode ser armazenada como "traço de memória" em um destes registros. Algumas memórias, mais preciosas, transformam-se em "Memórias Base", uma espécie de Iha de Lembranças, como família, amizades, ética, etc. enquanto outras são diluídas no tempo, assim como algumas "memórias perigosas" vão para um lugar ao qual não se tem acesso, o subconsciente.

ANÁLISE

O filme aborda um questionamento de como a mente humana funciona, quem a controla, como são suas conexões e onde ficam guardadas as memórias. A ideia é apresentar os personagens (sentimentos) assistindo e controlando a vida do interior da cabeça de Riley.

Uma das principais discussões dos sentimentos, se dá a respeito do destino que cada memória levará. E é partindo desse princípio que se começa a relacionar a história com a teoria psicanalítica de Freud, em que as memórias podem ser armazenadas no consciente ou no inconsciente da garota.

Segundo Freud, há uma espécie de "iceberg" que serve como simbolismo para a nossa mente, que é dividida entre a consciência e a inconsciência, sendo a inconsciência a maior parte desse iceberg, a parte submersa, que não pode ser vista, apenas se mergulharmos em uma análise.

No filme as memórias são representadas como bolinhas de vidro que são enviadas através de canos para o reservatório de memórias felizes ou para o reservatório de memórias infelizes. Há, também, o "lixão", que é o campo do esquecimento. Como na teoria de Freud, os sentimentos é que comandam e decidem para onde serão enviadas as memórias. Se uma memória for apta a ficar no campo da consciência, ela pode ser lembrada e transforma-se em Memória Base, caso não, é colocada na inconsciência.

Outra análise que pode ser feita na animação, é em relação ao conceito de Recalque Psicanalítico. O Recalque é um mecanismo através do qual o indivíduo tenta eliminar do seu consciente representações que considera inaceitáveis, um conjunto de lembranças negativas, medos e traumas que nossa mente "prefere" esconder, ficando em um plano inconsciente. Em um dado momento do filme, quando, acidentalmente, uma bolinha de memória negativa é iluminada, Riley lembra-se de uma ocasião de instabilidade emocional na família. Essa lembrança é retratada no filme como um erro, a lembrança negativa escapou do plano inconsciente por meio do pilar que é o recalqueamento.

Por fim, ainda identifica-se elementos do Id, Ego e Superego na personagem principal. Riley muda-se de cidade por obrigação, logo, indo contra ao Id, que seria seu impulso dirigido ao prazer. Porém, em alguns momentos (e dependendo de quais sentimentos a controlavam),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com