TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO FILME DIVERTIDA MENTE- DISNEY

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  3.039 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO PSICOLOGIA

Prof Marcele Tonet

[pic 1]

FILME DIVERTIDA MENTE

Marcele da Silva, Aline Macedo

Cachoeira do Sul, 2015


FILME DIVERTIDA MENTE

ROTEIRO PARA DISCUSSÃO

  1. O filme demonstra vários tipos de memórias utilizadas. Entre elas está o amigo imaginário e outras situações vividas pela menina. Especifique quais os tipos de memórias estão representadas, exemplifique com trechos do filme e conceitue.  

No filme podemos observar a presença de memórias, desde as suas lembranças de muito nova (bebê) até as lembranças do presente. Sons, imagens, gostos são lembranças vivas na mente da menina. Algumas se destacaram como a memoria não declarativa: “memória automática”, que é a memória usada para procedimentos e habilidades, e representou-se no filme na habilidade que  Hayley tinha como jogadora de Hockey.  A memoria declarativa designada por explícita ou memoria com registo, (implica a consciência do passado, levando a reportarmo-nos a acontecimentos, fatos e pessoas que conhecemos/ aconteceram no passado), aparece quando ela lembra as brincadeiras com os pais na casa da família.

  1. Como podemos utilizar os conceitos de sensação e percepção estudados com os exemplos do filme?

A percepção, processo que envolve a seleção, a organização e a interpretação das informações captadas pelos sentidos, utilizamos em todo momento, pois Hailey recebe estímulos externos e responde com nojo, raiva, tristeza, ou alegria. Já a sensação, que é os estímulos captados do ambiente por meio dos aparelhos sensoriais que são codificados como sinais neurais.

  1. Uma das atividades preferidas da menina é o Hockey, do ponto de vista da aprendizagem/condicionamento, podemos pensar que a menina deixou de praticar o esporte por qual motivo? E porque retornou?

Hayley praticava o esporte e se sentia muito feliz. Sua alegria era visível em todo o momento que estava em quadra. Isso fazia parte do contexto da vida feliz dela. Quando houve a mudança de casa, tudo mudou também. Inclusive o entusiasmo pelo esporte. De acordo com o condicionamento que é o processo de aprendizagem e modificação de comportamento através dos mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo, Hayley retornou para o esporte ao lembrar-se de como era feliz ao jogar, isso fez com que a menina sentisse uma tristeza enorme.

  1. Se utilizarmos os conceitos de resolução de problemas, qual deles foi aplicado no filme? Conceitue e exemplifique.

Isso se representa na luta da Alegria em manter a menina feliz o tempo inteiro. Para se resolver um problema existem etapas, ciclos que são seguidos. A Alegria teve uma jornada enorme antes de ajudar a menina em seu momento de tristeza, e descobrir que o equilíbrio nos sentimentos era fundamental para o sucesso de sua jornada.

  1. O filme revela em última instancia a jornada da Alegria e da Tristeza. Qual o entendimento da importância destes dois sentimentos na vida da menina -personagem principal?

A lição maior, e acreditamos também que muito importante fica por conta da necessidade de alegria e da tristeza para vários aspectos da vida da menina. A Alegria sempre quis predominar, para que a personagem Hayley fosse mais feliz, mas a Tristeza aparecia sempre em horas inoportunas. Os dois sentimentos sempre estiveram lado a lado, com suas individualidades, mas somando um ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com