TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Divertida Mente

Por:   •  21/9/2022  •  Resenha  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 6

[TÍTULO REDUZIDO DE ATÉ 50 CARACTERES]

Universidade de Vassouras Faculdade de Enfermagem

Aluno: Willian Fagundes de Oliveira

Matrícula: 202221326

Turma:

Matéria: Saúde Mental

Professora: Rafaela Sousa da Silva Cardoso

 

 

 

 

                          Resenha do Filme: Divertida Mente

 

 

 

 

 

 

 

 

                                Saquarema, setembro (1° semestre), 2022.










Filme: Divertida Mente (Inside Out, E.U.A.) Elenco (vozes): Amy Poehler, Bill Hader, Mindy Kaling, Phyllis Smith, Lewis Black, John Ratzenberger
Direção: Pete Docter
Gênero: Infantil
Duração: 101 min.
Distribuidora: Walt Disney
Classificação: Livre

Dirigido por Pete Docter, este filme foi lançado em 2015 e conquistou os corações de muitos. Vencedor do Oscar de 2016 melhor filme de animação, Divertida Mente é um filme em que crianças e adultos podem imergir no cosmo das emoções A história se desenrola nos pensamentos de Riley, de onze anos, e além.com todos os problemas que afetam sua vida e família. Personagem de dentro para fora Sua sala de controle mental é composta pelas emoções de alegria, amargura, pavor, desgosto e raiva. Guia de emoções Riley desde o nascimento, mas as coisas ficam complicadas quando a família se muda para uma nova casa. (cidade-estado) É através desta grande mudança que as emoções são postas à prova.

Com a mudança de ambiente, Riley também passa por mudanças emocionais. As cinco emoções primárias de Riley é dirigida por Joy, que sempre quer ver o lado positivo das coisas e prioriza Custa o que custar, a alegria e a tristeza da menina são retratadas negativamente por Alegria, perturba as emoções de Riley, que deve estar sempre feliz por Joy; O terceiro chega na sala comando era o pavor Seu papel é ser cauteloso e estar sempre alerta para situações que possam acontecer coloca Riley em perigo. O pavor é essencial para viver. A raiva é uma criatura pequena e vermelha vestindo roupas sociais. Ele está sempre estressado e tenta combater as injustiças do mundo ele vai cuspir fogo na cabeça dele, quando algo o levar a sério; Nojinho não suporta brócolis nem nada alimentos ou situações desagradáveis.

Nojo envia sinais de alerta para proteger Riley para que esteja sempre saudável e integrado à sociedade. Este filme nos faz entender como as emoções são geradas de uma forma muito simples e interessante sendo importante para a formação da nossa personalidade.

Durante as cenas, entende-se que a base lembrou, alimentados pelas emoções de Riley, eles criam "ilhas "que juntas compõem a personalidade da garota, por exemplo, Family Island(“Ilha da Família”), Hockey Island(“Ilha do Hóquei”), etc. E, para usar uma analogia, conhecemos nosso funcionamento interno: pensamentos, bancos de memória, emoções complementares revezem-se em todas as fases da vida. No cérebro, o hipocampo é a estrutura responsável pela troca essas memórias de curto a longo prazo. O filme parte da premissa de que, a Alegria, que lidera a personalidade de Riley, não permite que a Tristeza se manifeste, suprimindo esta emoção, fazendo uma analogia com a sociedade ocidental, que desde muito cedo oprime suas emoções e prioriza o uso da razão para tomar decisões.

Ao trocar de cidade, e consequentemente de escola, Riley passa por uma grande mudança emocional, provocando uma grande negatividade em sua personalidade positiva. Isso começa no primeiro dia de aula na nova escola, inicialmente, ela vivencia uma mistura de felicidade e nervosismo, causada pelos personagens Medo e Alegria, porém, no decorrer da cena, ela é chamada para a frente da sala para falar um pouco de si e acaba relembrando de sua vida em Minnesota.

Aqui pode-se perceber que com a mistura das emoções do medo, tristeza e alegria, surge em Riley, um sentimento de melancolia e saudade. Nesse momento, enquanto as outras quatro emoções estão distraídas com essas reações, a Tristeza toca em uma das memórias de base da garota, tornando-a azul.

Nesta cena, percebesse o quanto as emoções podem controlar a forma como relembramos o passado, uma antiga memória de felicidade, pode acabar se transformando em uma memória dolorosa, dependendo das emoções que sentimos no momento.

À medida que o filme se desenrola, Tristeza e Alegria são acidentalmente retiradas da sala de controle, com a memória básica de Riley, eventualmente explorando suas ilhas de personalidade que começam a desaparecer devido à falta de memória básica. Com a ausência da Alegria e da Tristeza, a garota seve em um conflito de emoções que acabam afetando suas relações exteriores. Após uma discussão, o pai de Riley é preenchido pela culpa e tenta iniciar uma conversar com uma brincadeira, mas não é correspondido, pois, com a ausência da Alegria, Riley não se vê capaz de esboçar o sentimento de felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com