TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NA APOSENTADORIA

Por:   •  19/11/2017  •  Monografia  •  11.442 Palavras (46 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 46

A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NA APOSENTADORIA

Guarulhos

 2013

A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NA APOSENTADORIA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Psicologia das

Guarulhos

 2013

“Maldita seja a terra por tua culpa! Com fadiga tirarás dela o teu sustento todos os dias de tua vida. Ela te dará espinhos e cardos, e comerás a erva dos campos. Com o suor do teu rosto comerás o pão, até que retornes à terra da qual foste formado. Porque pó és, e ao pó voltarás”. (Gênesis, apud, Ovejero, pág.20)

RESUMO

O presente estudo intitulado “A Ressignificação da Identidade na Aposentadoria.

Tem como objetivo pesquisar o significado da aposentadoria e sua influência na vida do indivíduo, considerando o trabalho como fator principal para a construção da Identidade, a aposentadoria poderá trazer conflitos consideráveis no contexto biopsicossocial. Para melhor compreensão desta relação e chegar aos objetivos proposto, foi utilizado pesquisas literárias sobre os conceitos históricos do trabalho, Identidade e aposentadoria, utilizando juntamente a análise do filme As Confissões de Schmidt que apresenta em seu contexto, um enredo apropriado para a questão discutida. Através dos resultados obtidos, pode-se considerar a aposentadoria como um momento de transição muito importante registrada por várias mudanças e ambiguidades, dependendo do sujeito o sucesso ou não nesta transição, pois a aposentadoria exige do indivíduo uma adaptação e reorganização na sua estrutura de vida pessoal e social, caso o sujeito não esteja preparado para sua nova realidade, a aposentadoria poderá causar sérios danos ao sujeito.

 

 Palavras-chave: Trabalho, Identidade e Aposentadoria.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2. OBJETIVOS        8

2.1 Objetivos Gerais:        8

2.2 Objetivos Específicos:        8

3. REVISÃO DE LITERATURA        9

3.1. Conceito Histórico do trabalho:        9

3.2. Conceitos de Identidade        14

3.3 Aposentadoria        17

4. MATERIAL E MÉTODOS        24

5. SINÓPSE DO FILME AS CONFISSÕES DE SCHMIDT.        25

6. ANÁLISE DO FILME AS CONFISSÕES DE SCHMIDT.        28

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS        35

8.        REFERÊNCIAS        38


  1. INTRODUÇÃO

Prefiro ser, essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Sobre o que é o amor, sobre o que eu nem sei quem sou. (Raul Seixas, Musica do álbum Krig-Ha, Bandolo,1973).

        No mundo contemporâneo a vida está praticamente pautada na atividade laborativa do ser humano, indicando a posição do indivíduo perante a sociedade capitalista classificando em ativo ou inativo, o incluso ou excluído.

 

        Por isso, é de extrema importância compreender o significado do ‘trabalho’ na vida do ser humano e assim entender os motivos em que a aposentadoria se torna um momento ambíguo para o sujeito, ou seja, ao mesmo tempo em que o indivíduo trabalhador sempre almejou pela sua aposentadoria, com a sua chegada percebemos algumas situações de conflitos e dificuldades devido às transformações causadas por essa “nova” condição. (Santos, 1990)

        Zanelli e Silva, (1996) indicam que essas transformações estão relacionadas com o modo de viver de cada um, onde o trabalho ocupa uma parte considerável do tempo na vida do trabalhador e atua como regulador.

          A perda do papel profissional implica na perda da significação do sujeito, pois também se perde a identidade pessoal, este fato é ocasionado pelo trabalho possuir um papel central na vida de cada ser humano, o afastamento da vida profissional provoca também a perda de status, responsabilidades e prestigio, gerando grandes impactos no processo da aposentadoria. (Zanelli e Silva, 1996).

Tendo em vista, que o trabalho através dos séculos foi um dos grandes percursores nas transformações do homem e da sociedade atual, ele exerceu um poderoso significado na construção da identidade do indivíduo, sendo assim, a intenção deste trabalho é realizar uma investigação que possa proporcionar conhecimento sobre a relação do trabalho e identidade do indivíduo, e os processos de ressignificação da identidade profissional dos sujeitos.

Portanto, o modo de produção capitalista, o qual idolatra a produção e o lucro alienando o trabalhador, a aposentadoria é comumente vivida como a perda do próprio sentido da vida, uma condição de morte social, na qual Santos (1990) afirma que se valoriza apenas aqueles que produzem, depreciando-se o sujeito aposentado.

            Zanelli e Silva (1996) indicam que é no trabalho que o indivíduo reconfigura a percepção de si mesmo e do ambiente construindo o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

        Para Zanelli (2000) a aposentadoria apresenta-se como um momento de transição que pode proporcionar condições para a ampliação pessoal, descobrindo fontes de prazer, maturidade e crescimento, porém, se esta transição acontece bruscamente sem uma elaboração anterior, esta pode ser potencializada negativamente gerando problemas na estrutura social afetando o plano pessoal, econômico e emocional, nota-se principalmente estes problemas quando há diferenças de hierarquia entre operário e trabalhadores com maior prestigio indicando como fator de relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.2 Kb)   pdf (329.6 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com