TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha do Filme "Bicho de Sete Cabeças"

Por:   •  2/10/2022  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Bicho de Sete Cabeças, dirigido por Laís Bodanzky foi inspirado no livro Canto dos Malditos de Austregésilo Carrano Bueno. O filme conta a história de Neto, um adolescente que inicia o uso da maconha e bebida alcoólica junto à um grupo de amigos. Neto faz parte de uma família tradicional e conservadora, mas logo de início pode-se observar a desestrutura familiar.

Ao decorrer da história, Neto é internado contra a sua vontade em um hospital psiquiátrico após seu pai, Wilson, encontrar um cigarro de maconha em seu casaco. É válido comentar que, até esse momento, Neto vivia uma vida normal. Havia momentos de desentendimento entre ele e sua família, mas nada que possa ser considerado patológico. Outro ponto importante, é que Wilson - o pai de Neto - não chegou a questionar ou conversar com o filho, apenas o levou ao hospital psiquiátrico e realizou a internação, compulsoriamente.

Internado, Neto tenta conversar com os enfermeiros e médicos para explicar sua situação, mas é “dopado” de remédios, mostrando a falta de empatia dos funcionários.

Durante a narrativa, o filme mostra várias situações abusivas contra Neto dentro do hospital psiquiátrico, como torturas feitas a partir de choques elétricos na cabeça, as vezes que ele foi preso em solitárias sem alimentação e nenhuma condição mínima de higiene e a quantidade de medicamentos que o hospital obriga o paciente a consumir sem antes realizar uma consulta médica e/ou diagnóstico.

O filme aborda ainda, em algumas passagens rápidas e que podem passar despercebida aos olhares menos atentos, forte crítica ao que demonstra ser um dos motivos pela falta de empatia, cuidados e mesmo interesse para com os pacientes e um adequado tratamento, que vise, enfim, uma melhora de seus quadros e não apenas a contenção química e psicológica dos mesmos: o valor de repasse dado pelo governo a instituição, o qual é definido conforme a quantidade de internados, independente sejam as formas de tratativas ou efetividade das atividades ali prestadas.

Tornando ao tema principal, após muitas solicitações por parte de Neto para retira-lo de lá, seu pai leva-o embora. A partir desse momento, pode-se observar que Neto desenvolveu uma patologia em sua saúde mental. O adolescente que antes vivia uma vida normal, depois de toda vivência, abusos e condições desumanas vividas dentro do hospital, não era mais uma pessoa saudável mentalmente. Após retornar novamente para o manicômio, Neto tem uma tentativa de suicídio, mostrando mais uma vez, o quanto ele não estava bem mentalmente.

O filme é encerrado com o pai, Wilson, lendo uma carta escrita por Neto, contando tudo o que tinha vivenciado na instituição e sendo “ouvido” pela primeira vez.

Com isso, o filme pode nos mostrar como uma pessoa “normal”, dependendo do ambiente e situações em que é inserida, pode desenvolver uma patologia em sua saúde mental. O desrespeito ao outro ser humano e a falta de profissionalismo em muitas instituições podem desencadear transtornos, muitas vezes irreversíveis.

Referências:

Bicho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com