TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Bicho de Sete Cabeças

Por:   •  7/6/2015  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

AMANDA ROCHA OLIVEIRA

EDVALDO JOAQUIM SANTANA FILHO

MAIARA DE JESUS SANTOS

PATRICIA MELO SANTANA

RITA DE CÁSSIA

WILLIAM MENESES

RESENHA CRITICA A PARTIR DO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

Itabuna

2014

AMANDA ROCHA OLIVEIRA

EDVALDO JOAQUIM SANTANA FILHO

MAIARA DE JESUS SANTOS

PATRICIA MELO SANTANA

RITA DE CÁSSIA

WILLIAM MENESES

O FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

   Trabalho apresentado á disciplina de Psicologia e Políticas Públicas, a professora Indira Vitta, pelos discentes: Amanda Rocha Oliveira, Edvaldo Filho, Maiara de Jesus Santos, Patricia Melo Santana, Rita de Cássia, William Meneses, do 2° semestre noturno, turma B.

Itabuna

2014

BICHO DE SETE CABEÇAS.

   O filme “Bicho de sete cabeças” aborda um tema verídico e é baseado em fatos reais. A proposta do filme é mostrar os fatos que ocorreram em hospitais psiquiátricos de uma forma realista para fazer com que o telespectador seja convidado para dentro daquela realidade e possa ter uma reflexão crítica desse acontecimento ainda presente nos dias de hoje.

   O personagem principal do filme que se chama de Wilson, acaba sendo levado para um manicômio, devido os pais acharem um cigarro de maconha que caiu da jaqueta do rapaz e deduzirem que o filho era viciado na droga. Durante alguns meses internado, Wilson é medicado sem ao menos ter sido examinado pelo médico, tomando remédios iguais aos demais pacientes daquele recinto, fica horrorizado com aquele cenário caótico. O psiquiatra responsável pelo hospital fazia questão de ter pessoas hospitalizadas ali dentro para que pudesse continuar recebendo verbas do governo, isso retrata uma realidade que ainda acontece hoje, dentro dos hospitais psiquiátricos que permanecem mesmo após a luta antemanicomial.

   No dia de visita a Wilson, esse psiquiatra alega aos pais dele que ele poderia pedir para sair, que apresentaria delírios, estaria agressivo e que o rapaz faria de tudo para sair dali, conforme ele Wilson precisaria passar alguns meses ali para tratar além do “vicio” em maconha, também de sua dupla personalidade. Uma maneira encontrada pelo psiquiatra para enganar os pais do rapaz e o médico continuar recebendo verba em cima de mais um paciente.

   Wilson implora aos pais para sair dali e os mesmos falam que ele sairia o mais rápido, que ele permaneceria ali para cuidar da doença, o pai era a favor da permanência, juntamente com sua filha - irmã de Wilson. No mesmo encontro, os pais, o veem mais gordinho, robusto e sua irmã fala que ele estava com aspecto corado e deveria está feliz, e a todo instante repete que aquele lugar lhe trazia paz. Wilson tenta de todas as formas mostrar o que acontecia lá dentro, que ali era horrível, porém ninguém acreditou em suas palavras já que o médico havia dito que ele tentaria sair dali de qualquer jeito.

   Em um momento do filme, todos se encontravam no refeitório e em meio a uma discussão dos internos, Wilson percebe as portas que vivem trancadas, abertas. Numa rapidez, consegue escapar do manicômio por poucos minutos, mas não consegue escapar por estar sobre efeito de remédios, e é capturado de uma forma brusca, o jogam contra o chão amarram-no com pedaço de pano e o carregam como se fosse um trapo. Devido ele ter tentado fugir, acaba tomando choque diretamente na lateral da testa, retratando a forma agressiva de lidar com pacientes que não seguem as regras.

   Na volta, um dos internos chama Wilson para conversar, e alerta pra ele não engolir os remédios, para colocar debaixo da língua depois jogar fora, e entrega uma touca para ele cobrir a cabeça nos dias frios.

   Depois de um tempo, os pais de Wilson o tiram de lá, porém ainda ficam marcados em sua memória sessões, sons, visões daquele lugar terrível. Ele chora muito depois de ter saido do manicômio e entra em um estado deprimido, não querendo mais ir à escola ou fazer algo da vida, até que sua mãe o convence de ir fazer um curso de vendas na firma da irmã, e de trabalhar na mesma. Um dia no trabalho um cliente diz uma frase que imediatamente faz Wilson cria um link e acessa uma memória de quando estava dentro do manicômio. Nesse momento ele entra em crise e sai do estabelecimento andado pela rua tendo algumas alucinações. Provavelmente ele acaba ficando dessa forma, devido ao choque de viver dentro do manicômio e ao choque recebido que deve ter afetado o cérebro causando uma lesão leve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com